Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

5.10.15

Vice-presidente da Bolívia fala em seminário do Instituto

Vice-presidente da Bolívia fala em seminário do Instituto

02/10/2015 08:16 

O Instituto Lula realiza nesta segunda-feira (5), às 14h30, o seminário "Bolívia: Dez anos de transformações políticas, étnicas e sociais", com a presença do vice-presidente boliviano Álvaro García Linera e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O encontro será em São Paulo, para convidados, com transmissão ao vivo pela internet no site do Instituto Lula: www.institutolula.org

Álvaro García Linera publicou inúmeros ensaios, artigos acadêmicos e uma dezena de livros sobre teoria política, formação econômica, movimentos sociais e sistema democrático. Nos anos 90, participou da guerrilha indigenista Túpac Katari, o que lhe custou cinco anos de prisão.

Integrou-se ao Movimento ao Socialismo (MAS) e foi eleito vice-presidente nas eleições de 2005, junto do presidente Evo Morales. Os dois mandatários foram reeleitos com ampla maioria dos votos em 2009 e 2014.

Várias das obras de Linera foram traduzidas para outros idiomas e algumas delas publicadas por organismos de cooperação internacional. A mais recente, uma coletânea de ensaios, se chama "A potência plebeia: ação coletiva e identidades indígenas, operárias e populares na Bolívia" (Boitempo Editorial), no Brasil.

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz