Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

29.10.15

Sartori vai para a pura chantagem

 29/out/2015, 8h20min

Sartori vai para a pura chantagem

Por Antônio Escosteguy Castro

Pela quinta vez em um mês, o Governo Sartori não conseguiu aprovar na Assembleia Legislativa o projeto que reduz as RPVs, destinado a poupar cerca de 1 bilhão de reais por ano num calote às dívidas judiciais do estado. Não foi por falta de esforço. A base governista chegou até ao desgaste de absolver o Deputado Baseggio da cassação do mandato para assegurar o apoio do PDT. Mesmo assim, não adiantou.

A fragilidade do governo deriva da completa ausência de um programa de enfrentamento da crise. Pouco ou quase nada foi feito até o aumento do ICMS e muito pouco ou quase nada foi feito depois do aumento do ICMS. Ninguém sente firmeza no Governo Sartori e como consequência sua base parlamentar reluta em aprovar mais uma medida altamente impopular. Afinal, todo mundo tem uma tia, um irmão ou um amigo que é credor do estado e ficará sem receber.

A reação do governo do estado a mais um fracasso foi apelar para a total chantagem à sociedade. Primeiro, anunciou que os salários voltariam a atrasar em outubro, buscando reeditar o movimento que deu certo para a aprovação do aumento do ICMS. O efeito do anúncio desta vez, porém, não foi o mesmo. E o governo, então, decidiu elevar o tom e ameaçou cortar o repasse dos demais poderes, afirmando que não vai pagar o 13º salário do Judiciário e do Legislativo. O objetivo da manobra é claro: colocar a pressão nos deputados a partir dos próprios funcionários da Assembleia e quebrar o apoio do Judiciário à rejeição do projeto que reduz as RPVs.

Uma política de total e aberta chantagem só pode se realizar com o completo apoio do Grupo RBS e seus veículos. E o poderoso, endividado e investigado grupo gaúcho tem cumprido seu papel. Seus jornais, rádios e televisões passam o dia inteiro trombeteando o caos das finanças estaduais e os esforços de Sartori em por a ordem na casa. Sob investigação na Operação Zelotes e ameaçado com uma dívida de centenas de milhões de reais, o Grupo RBS, frente à cada vez mais minguada possibilidade do impeachment de Dilma, tem migrado mais solidamente para o apoio à Sartori, apostando num processo de privatização das estradas e das empresas estatais que sobraram do Governo Brito como forma de resolver ou minorar seus problemas financeiros.

Mas Sartori não é Brito. Verdade que o Sartorão da Massa é mais simpaticão que o Brito. Mas fica nisto. Antonio Brito tinha um projeto claro de governo e mobilizava amplos setores da sociedade em direção ao que apresentava como sendo a modernidade. Além disto, Brito teve o alívio da dívida , momentâneo mas real, em seu mandato e Sartori, de forma equivocada, rejeitou negociar com a União, apostando na judicialização e na queda de Dilma.

A inconsistência do Governo Sartori , sua falta de objetivos e propostas claras, dificulta a apresentação de medidas tão ousadas como a privatização da CEEE ou a abertura da CORSAN para as PPPs na água e esgoto. A lentidão do governo em mover-se, ademais, ainda faz duvidar que tais medidas, mesmo se eventualmente aprovadas, consigam ser implementadas dentro do atual mandato.

O governo, mais uma vez, está paralisado, esperando que a operação chantagem faça efeito e que o projeto das RPVs venha, afinal, a ser aprovado. Mas mesmo que o seja, e daí? O que vem a seguir? Infelizmente, não consigo encerrar a coluna de outra forma: Pobre Rio Grande.

.oOo.

Antônio Escosteguy Castro é advogado.


http://www.sul21.com.br/jornal/sartori-vai-para-a-pura-chantagem/

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz