Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

5.10.15

Paul Singer: Economia Solidária no Brasil

Publicado em 10 de set de 2015

"Achei o que eu queria: isto é o caminho para o socialismo democrático. As cooperativas são basicamente democráticas, quero dizer, são uma criação de operários" - Paul Singer.

Cooperação em vez de concorrência, solidariedade e autogestão em vez da lógica do lucro: no mundo inteiro, as iniciativas de Economia Solidária surgem como saída possível contra o capitalismo. 

Paul Singer, considerado um dos pais da economia solidária no Brasil, concedeu uma entrevista à Fundação Rosa Luxemburgo, em que contextualiza o surgimento da Economia solidária no Brasil e comenta alguns casos emblemáticos, como os movimentos de fábricas recuperadas pelos trabalhadores.

No Brasil, a Economia Solidária foi introduzida pela Cáritas na década de 1980 num contexto de crise econômica e desemprego. O movimento logo se expandiu. Hoje se estima que iniciativas e projetos de Economia Solidária sejam responsáveis por 3% do PIB, envolvendo 3 milhões de pessoas em quase 30 mil empreendimentos.

Singer comenta ainda como se envolveu com a Economia Solidária e nela encontrou um caminho possível para o socialismo. Defensor incansável desta alternativa de organização econômica enquanto política pública, Singer aponta para o seu caráter emancipador. Cita ainda a organização de cooperativas de "loucos", como são chamadas as cooperativas surgidas no contexto do fechamento de manicômios no Brasil.

O vídeo foi elaborado para a Semana de Mudança e Congresso de Economia Solidária e Transformação em Berlim, Alemanha, 2015.

[Interview mit Paul Singer über Solidarische Ökonomie auf portugiesisch mit deutschen Untertiteln]




Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz