Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

17.10.15

MEMÓRIA e DEMOCRACIA

 MEMÓRIA
"é a aquisição, conservação e evocação de informações. A aquisição se denomina também aprendizado. A evocação também se denomina recordação ou lembrança. Só pode ser avaliar a memória pela evocação. A falta de evocação denomina-se esquecimento ou olvido." (Izquierdo, 2009)

Compreendemos MEMÓRIA, como uma "ferramenta" de construção social da realidade, dos processos e dos seus sujeitos. A memória articula o passado, o presente e o futuro; articula também as lógicas racionais e emocionais, e, por isso, as objetivações e as subjetivações pessoais, grupais, comunitárias e societárias.

Vani Moreira Kenski diz que "... a memória dos sujeitos vem sendo encarada, por várias instâncias sociais e culturais, como o depósito e a fonte mais significativa da "verdade", capaz de definir os destinos individuais e coletivos dentro da sociedade"(KENSKI, 1997, p. 138).
A memória se constitui como um pilar importante da história, da formação e da ampliação da cidadania e da democracia.

...
 
DEMOCRACIA 

diz respeito ao "governo do povo, de todos os cidadãos" (BOBBIO, 2000, p. 319). A democracia é também reconhecida, desde suas origens, como sistema de governo da maioria, assegurados os direitos da minoria (OLIVEIRA, 2004b).

Essas referências apontam a indissociabilidade entre democracia e cidadania, ou seja, democracia não se constrói sem a cidadania, assim como a cidadania não se constrói sem a democracia. 

Vivemos em um tempo de fragilizações, tanto da cidadania, quanto da democracia. Oliveira (2004) considera inclusive que a ameaça da democracia brasileira, que carrega uma herança antidemocrática, não vem da falta de institucionalidade do Estado, mas da força do capitalismo globalizado, que utiliza-se do Estado, da sociedade e da democracia para a sua afirmação, negando, inclusive, a autonomia dessas esferas.

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz