Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

17.1.14

Rubens reduz Dantas ao que é: réu e condenado | Conversa Afiada

Publicado em 17/01/2014

Rubens reduz Dantas ao
que é:
réu e condenado

Defesa de Dantas só convence Gilmar: caraca !!!

 

O Conversa Afiada reproduz nota e documento publicados por Rubens Valente no Facebook, com resposta para as alegações do Banco Opportunity feitas à Justiça de SP:


Caros leitores,

Abaixo reproduzo trecho da petição protocolada na última quarta-feira na Justiça Federal de SP por Dório Ferman, presidente do banco Opportunity, para exigir da 6ª Vara Federal que investigue o que ele chamou de “práticas criminosas” relacionadas ao livro “Operação Banqueiro”.

Ele sugere, por meio de seus advogados, que o livro que escrevi faz parte de um plano maquiavélico dos “opositores” do banco para supostamente “constranger os membros do Poder Judiciário em suas decisões”. A intenção seria “proteger” alguns personagens da história, citando casos que tramitem no STF sobre a conduta do delegado Protógenes Queiroz.

Segundo Ferman, há vazamentos “em momentos próximos a julgamentos relevantes”. Mais adiante, a peça afirma que “seus opositores” atuam “sob o pretenso manto do jornalismo”.

Essas palavras vazias, que não vêm acompanhada da mais tênue prova, pretendem criminalizar o autor e a Geração Editorial como parte de um plano ligado a “opositores” do banco.

Em posts anteriores, já abordei uma estratégia comum do banco em suas infinitas disputas judiciais, que é a de levantar uma teoria conspiratória que provoca confusas interpretações no Judiciário e na opinião pública.

A alegação do banco mais uma vez não resiste a uma simples confrontação com os fatos. Desconheço qualquer “julgamento relevante” que esteja “próximo” de ocorrer. Mas quando houve de fato um julgamento relevante sobre a Operação Satiagraha em 2011, quando o STJ julgou a legalidade da operação, não houve livro algum no mercado.

Parece-me que, ao acusar um jornalista e uma editora de querer influir nas decisões do Judiciário, o banco pretende medir as pessoas e empresas pela sua própria régua.

O Opportunity tem pleno conhecimento de que trabalho nesse livro desde, pelo menos, o início do ano de 2010, entre janeiro e fevereiro, época em que solicitei formalmente uma entrevista com Daniel Dantas para o livro, jamais concedida, e troquei inúmeras mensagens eletrônicas com sua assessoria, além de dois encontros pessoais.

Naquela época, não havia processo algum tramitando no Supremo contra o delegado Protógenes Queiroz, pois ele sequer tinha sido eleito deputado federal e, portanto, não detinha foro privilegiado.

Na mesma petição, o banco diz em nota de rodapé que fiz uma “descrição heroica” do delegado em meu livro. Respeito a leitura que o banco faz, mas quem leu o livro com atenção pode constatar que há várias críticas à atuação do delegado. Também há a reprodução de várias críticas que seus superiores na Polícia Federal faziam ao delegado. Em entrevista à revista “CartaCapital”, eu declarei que o delegado “mais errou do que acertou”, mas o livro não esconde essas falhas.

A discussão sobre o conteúdo do livro é inteiramente aceitável e obviamente respeito as interpretações que divirjam da minha. Claro que ninguém é imune a erros e desde já peço desculpas por eventuais deslizes, passíveis de ocorrer numa obra de mais de 400 páginas e inúmeros personagens. O que não posso admitir, e sobre isso reagirei sempre e sempre, é a tentativa de desqualificar um jornalista e um livro com falsas alegações, ainda mais quando apresentadas ao Poder Judiciário.

Obrigado,

Rubens Valente



Clique aqui para ler “Operação banqueiro. O que seria de Dantas sem Gilmar ?”.

E aqui para ler “Guia para o impeachment de Gilmar”.

Veja também, amigo navegante, na TV Afiada – aqui e aqui – as férias de Daniel e de Gilmar.


http://www.conversaafiada.com.br/economia/2014/01/17/rubens-reduz-dantas-ao-que-e-reu-e-condenado/#.Utle-Zq6Dc4.facebook


Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz