Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

30.1.14

Campus Party: TV digital pública vai beneficiar famílias mais pobres, diz professora | Tecnologia | EBC

Campus Party: TV digital pública vai beneficiar famílias mais pobres, diz professora

Luanda Lima - Portal EBC 29.01.2014 - 14h03 | Atualizado em 29.01.2014 - 14h58

Um debate da Campus Party 2014 reuniu, na última terça-feira (28), diferentes convidados para falar sobre o impacto do digital sobre os novos formatos de conteúdos audiovisuais. Entre os integrantes da mesa, estava Cosette Castro, professora da Universidade Católica de Brasília e pesquisadora do Brasil 4D. Após o debate, Cosette conversou com o Portal EBC sobre a iniciativa.

Confira mais notícias sobre a Campus Party 2014

O projeto de TV digital interativa é voltado para famílias de baixa renda, beneficiárias do Bolsa Família. A proposta é oferecer serviços públicos por meio do controle remoto, como acesso ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), informações sobre direitos da mulher e vacinação, cursos de capacitação e ofertas de emprego.

Pesquisadora explica o que é o projeto Brasil 4D

“O piloto foi realizado em 2013 em João Pessoa (PB) com cem famílias. É um projeto inédito no mundo porque usa a televisão digital pública, um controle remoto, uma caixa de conversão da TV analógica para o sistema digital e uma antena de TV. O Brasil 4D está agora em Ceilândia e Samambaia (DF), para a implantação nas casas de 300 famílias”, contou Cosette.

Leia também:

Projeto Brasil 4D recebe prêmios nacionais e internacionais

A pesquisadora falou também da participação da Empresa Brasil de Comunicação – EBC no projeto. “A EBC pensou esse projeto como forma de oferecer multiprogramação, que é quando a TV digital possibilita que um canal seja subdividido em vários outros, tudo pela televisão aberta e gratuita”.

Segundo Cosette, o processo da TV digital no Brasil superou o debate puramente tecnológico e passou a envolver mais intensamente a discussão sobre conteúdo. “No caso do Brasil 4D, desenvolvedores de software e profissionais da comunicação, do audiovisual, da arte, do design, da engenharia e da informática estão trabalhando em conjunto”.

Cosette considerou um desafio apresentar o projeto aos participantes da Campus Party. “Viemos falar com um público já acostumado à tecnologia sobre 15 milhões de famílias que fazem parte do Bolsa Família e representam 50 milhões de pessoas, que não têm acesso à internet, televisão digital ou celular pós-pago”.

Cosette Castro fala sobre a apresentação do projeto Brasil 4D ao público da Campus Party

Direitos autorais: Creative Commons - CC BY 3.0


http://www.ebc.com.br/tecnologia/2014/01/projeto-brasil-4d-e-apresentado-ao-publico-da-campus-party


Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz