Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

21.1.14

Fórum Social Temático discute democracia a partir desta quarta-feira em Porto Alegre « Sul 21 Sul 21

Fórum Social Temático discute democracia a partir desta quarta-feira em Porto Alegre


Foto: Facebook/ Divulgação

Débora Fogliatto

Porto Alegre recebe, a partir desta terça-feira (21) 270 atividades, 300 convidados internacionais, divididos em cerca de 15 espaços, no terceiro Fórum Social Temático. Com o tema “Crise capitalista, democracia, justiça social e ambiental”, o evento pretende reunir 10 mil pessoas participantes nas palestras e oficinas, e talvez ainda mais na marcha de abertura, que será realizada na quinta-feira (23), com concentração às 15h no Largo Glênio Peres.

Em entrevista coletiva sobre o Fórum, na Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (20), o organizador Mauri Cruz esclareceu o tema do evento. “Estabelecemos os temas da crise capitalista e justiça social e ambiental, que já eram da primeira edição, e agregamos o tema da democracia. Não só por causa das mobilizações no Brasil, mas também por tudo que está acontecendo desde 2010 no Oriente Médio. O debate é realmente internacional”, colocou.

Mauri Cruz destacou que os convidados internacionais são, em grande parte, jovens que querem “outro modelo de democracia para discutir e aprofundar”. “Isso é o centro do debate, é muito importante discutir outra alternativa de democracia. Temos aqui novos sujeitos, que foram para as ruas no Brasil, no Marrocos, na Tunísia, no Egito, e que estão em Porto Alegre discutindo outro modelo de democracia”.

O Fórum Social Temático tem o apoio dos governos de Porto Alegre, do Rio Grande do Sul e do Brasil, além do de Canoas no Fórum de Educação. Os prefeitos e governador estarão presentes em uma atividade que comemora os 25 anos do Orçamento Participativo, um dos destaques da programação. As atividades referentes à data acontecem na sexta-feira (24), no Salão de Atos da Ufrgs.

Estrutura do Fórum já começou a ser montada na Usina do Gasômetro | Foto: Ramiro Furquim/Sul21

Destaques da programação

Apesar de a abertura acontecer na quinta-feira (23), as atividades começam já no dia anterior. Neste dia, a tenda hip-hop Brasil inicia a programação no Acampamento da Juventude. A primeira mesa acontece na manhã de quinta-feira, na Usina do Gasômetro, com o tema “Crise capitalista, não vamos pagar essa conta”. Participarão do debate três debatedores internacionais: Yildiz Termurtukan, da Marcha Mundial de Mulheres da Turquia; Carminda Mac Lorin, do Fórum Social Mundial do Canadá; e o palestino Jamal Juma, do movimento Stopthewall.

No dia seguinte, a mesa “Contra o capital, democracia real”, na Assembleia Legislativa, terá a presença do ministro Gilberto Carvalho. A última mesa acontece na sábado (25). Encerra os temas do Fórum, tratando de “Cidades justas e sustentáveis”, integrando o eixo de justiça social e ambiental. Os dois primeiros encontros tratam dos temas Crise Econômica e Democracia.

Outro ponto do fórum é a economia solidária, que estará presente em forma de oficinas, artesanato e praças de alimentação, na Usina do Gasômetro, Acampamento e no Largo Zumbi. Na quinta-feira, acontece a atividade relacionada ao tema na Usina do Gasômetro, com a presença do escritor Leonardo Boff. A programação está detalhada no site do evento.

| Foto: Ramiro Furquim/Sul21

Eventos paralelos

A primeira atividade relacionada ao Fórum Temático é o Fórum Mundial de Educação, em Canoas, que será aberto amanhã (21) às 9h, na ULBRA. Também são programações paralelas o Conexões Globais, nesta sexta-feira (24) e sábado (25); o Acampamento da Juventude, que acontece durante a semana no Parque Harmonia; o Espaço Ubuntu, no Largo Zumbi dos Palmares; o Fórum Mundial de Mídia Livre, articulado pelo Sindicato dos Jornalistas; e a feira de Economia Solidária. Além disso, acontece também o Forinho, com atividades direcionadas a crianças, na Escola Rio Grande do Sul.

Diversos movimentos de juventude articulam o acampamento, que acontece no Parque Harmonia. A estrutura montada no local conta com palco coberto, quatro tendas para atividades autogestionadas, cozinha comunitária e o espaço para a economia solidária. No acampamento, estarão presentes mais de 30 grupos artísticos de diversas vertentes, com destaque para a tenda do hip-hop.

Outro espaço alternativo é o Ubuntu, no Largo Zumbi dos Palmares, onde acontecerão 30 oficinas, inclusive com convidados internacionais. “Decidimos colocar o espaço do movimento social negro como Ubuntu, que representa coletividade de companheiros, algo que todo mundo constrói junto”, explicou José Antônio Santos da Silva, coordenador do Fórum de Educação Étnico-Cultural do Estado do RS.



http://www.sul21.com.br/jornal/forum-social-tematico-discute-democracia-partir-desta-quarta-feira-em-porto-alegre/


Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz