Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

17.1.14

Colunistas temperam mídia com ressentimento - Carta Maior

16/01/2014 - Copyleft

Colunistas temperam mídia com ressentimento

Lendo os jornais diários percebo quão sábio foi o presidente Lula quando afirmou em meados de seu primeiro mandato no Planalto: "Ler jornais me dá ázia!"




Daniel Quoist

Lendo os jornais diários percebo quão sábio foi o presidente Lula quando afirmou em meados de seu primeiro mandato no Planalto: "Ler jornais me dá ázia!"

 

Basta fazer um giro em um dia qualquer do ano para se ter a impressão que vida inteligente não costuma vingar em cabeça de colunista de política e economia. São como sambas de uma nota só - a nota do pessimismo, o tempero do derrotismo, o verniz do ressentimento, a camisa de força das terceiras e quartas intenções.

 

Se nosso dia começou atravessado, é porque deve ter iniciado com a leitura torturante de Merval Pereira em O Globo. E é cada vez mais difícil de decifrar qual é a dele, não sabemos se Merval ainda pensa estar tratando de política ou se assumiu de vez uma assessoria de imprensa do PSDB. É generoso em sugerir pautas e mais pautas para Aécio, FHC, Alckmin, Serra. Reclama que a oposição ao PT está sempre perdendo boas oportunidades para fustigar o governo, sempre perdendo o trem das 11. E nem é de bom tom falar de trem na mesma frase em que se falam palavras como tucano, Alckmin, Serra, PSDB.

 

Se chega um momento em que corremos ao controle remoto para nos safarmos do telejornal, isso já é sinal de enfado com comentários da dupla William Waack e Míriam Leitão. Os dois festejam o anúncio de qualquer suposto encolhimento do PIB, se comprazem em deitar falação eufórica sobre o porquê da Copa 2014 ser destinada a monumental fracasso econômico, logístico, futebolístico. 

 

Vá saber o que levam esses comentaristas globais e flertar mil vezes com o abismo, o terror, o pânico, a catástrofe tantas vezes proclamada e igual número de vezes adiada pelos fatos!

 

O jornal Folha de S. Paulo também enveredou de vez pela rota da colisão de suas editorias de opinião com a realidade brasileira. 

 

Eliane Cantanhêde abusa de trejeitos e exercícios mentais pífios - se aponta um erro do PSDB aproveita o ensejo para descarregar 45 erros do PT! E se faz pouco caso de Aécio Neves pode esperar que a artilharia frasal de péssima pontaria será digida à presidenta Dilma Rousseff ou ao seu antecessor, o queridinho de todos os mal-humorados colunistas brasileiros, o presidente Lula. Faça o teste você mesmo. 

 

Cantanhêde vem se especializando em apontar um e atingir outro.

 

É também do país dos infelizes, derrotados e amargos. A qualquer momento parece que o sol vai deixar de nascer tais as investidas contra o futuro. 

 

Agora a Folha ganhou pedigree em matéria de escárnio político - Reinaldo Magnolli. 

 

Sim, o nome de um e o sobrenome de outro. É que pelo azedume servido em fartas doses semanais ninguém sabe onde começa um e onde termina outro. Mas, em vez de servirem de companhia a Clóvis Rossi ou mesmo à Cantanhêde, Reinaldo Magnolli faz mesmo companhia ao Macaco Simão. com um detalhe: Simão sabe ser sério e perspicaz, além de mostrar à larga que foi bem aquinhoado de imaginação criativa.





Créditos da foto: Latuff


http://www.cartamaior.com.br/?%2FEditoria%2FMidia%2FColunistas-temperam-midia-com-ressentimento%2F12%2F30025

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz