Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

22.6.15

próxima quarta, dia 24, às 19h30

Exibição documentário SEM PENA
Dia 24 de junho - quarta-feira - às 19h30- ENTRADA FRANCA
Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho - Sala Ulysses Geremia (Rua Luiz Antunes, 312, Bairro Panazzolo)

O Comitê contrário à Redução da Maioridade Penal de Caxias do Sul juntamente com o Cine como le gusta apresentam, em única e exclusiva exibição na cidade, o documentário Sem Pena, que apresenta o cenário impactante dos nossos presídios, o acúmulo de trabalho no Poder Judiciário, a falta de planejamento da sociedade, a não aplicação da educação e outros problemas sociais para dar embasamento ao diálogo com a sociedade mostrando o que acarretará se a lei de redução da maioridade penal for aprovada.



SEM PENA
(Documentário, longa‐metragem, 87min, cor, 2014)
Direção: Eugenio Puppo
Produção: Heco Produções
Distribuição: Espaço Filmes
Codistribuição: Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e Heco Produções

Sinopse:
Com um cenário crescente de violência urbana é comum na sociedade um discurso punitivo, que clama por penas cada vez mais altas. Nesse contexto há uma evidente incompreensão dos direitos e garantias do outro, afetando sensivelmente o exercício do direito de defesa de acusados de crimes.
O documentário Sem Pena retrata as adversidades vividas pelas pessoas presas e processadas criminalmente e para tanto apresenta vários depoimentos. O filme traz ainda testemunhos de juízes, promotores, advogados e especialistas do sistema de justiça criminal. A partir de
imagens impactantes de prisões brasileiras, o documentário pretende estimular uma análise crítica da realidade do sistema de justiça, destacando temas relativos à alta taxa de encarceramento e a falta de acesso à justiça no Brasil.
É fato que nenhuma população carcerária cresce na velocidade da brasileira que já é a terceira maior do mundo. Sem Pena desce ao inferno da vida nas prisões brasileiras, para expor as entranhas do sistema de justiça do país, demonstrando como morosidade, preconceito e a cultura do medo só fazem ampliar a violência e o abismo social existente.

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz