Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

21.6.15

O Mistério Pascal hoje...

O Mistério Pascal hoje...


Pedrinho Guareschi


"Popule meus, quid feci tibi? In quo contristavi te? Responde mihi!" | "Povo meu, que é que lhe fiz? Em que o contristei? Responda-me!"

Que me perdoem os amigos(as) se os surpreender com essas minhas meditações, mas algo me força a partilhá-las, que força interna será essa? Arrisco, com humildade, essas reflexões, pedindo já desculpas... Os cristãos comemoram o Mistério Pascal, o mistério que nunca compreenderemos, da íntima ligação em nossas vidas entre morte e ressurreição. Quem compreenderá? Mas o que me leva a essa partilha é que vejo hoje, tão nitidamente (para mim...) como esse mistério se concretiza... É o Servo de Javé ferido, machucado, sangrado, crucificado... e um povo que o aclamou há pouco, gritando: crucifica-o! Mas o que queria dizer é: vivi ao menos 50 anos de minha vida ligado ao povo, aos pobres, nas vilas, periferias...E vi as lutas, dores, mortes e também ressureições! E agora, nesse ano de 2015, vivo e sofro novamente esse mistério, mas de um modo que talvez espante a alguns. Celebro, na memória da Paixão de Jesus, sua flagelação, sua execração. E leio nas celebrações as leituras da liturgia, as lamentações do Profeta Jeremias prefigurando essa Paixão de Jesus, em que o Servo diz: "Povo meu, que é que te fiz, em que te contristei? Porque me flagelas? Porque te tirei da escravidão do Egito? Porque te alimentei no deserto? Por que te conduzi a uma terra onde corre leite e mel? Diga-me, porque me torturas e me crucificas?" E agora o que sinto (desculpem, se quiser parar de ler aqui, pare...) Sinto algo parecido com essas cenas. O Mistério Pascal, mesmo para os que não creem, é uma realidade humana e concreta. Vejo multidões saindo às ruas – talvez aquelas que mais benefícios receberam, que conseguiram sair de uma situação difícil – clamar: crucifica-a! "Vamos sangrá-la!!" Vamos tirá-la do caminho! E eu me pergunto e tento colocar-me no lugar dela, aquela pessoinha tão frágil, que quando tão jovem arrisca-se a dar a vida para libertar o povo – que é presa, torturada, mas continua firme, corajosa. Ninguém pode acusá-la de nada. Coloco-me no lugar dela perguntando: povo meu! Que é que te fiz? Em que te contristei? Foi por causa dos milhões de mães do bolsa família que agora alimentam seus filhos? Ou por causa da 'minha casa, minha vida' onde posso agora viver decentemente? Ou por causa do 'luz para todos', que veio iluminar minha existência? Ou porque o desemprego agora chegou a um mínimo? Ou por causa dos inúmeros planos educacionais, que levam milhares de jovens a poder estudar? Qual foi o crime que cometi? Só porque agora não posso continuar a dar-te mais benefícios? É por algum desses motivos que quer me crucificar, "me sangrar"? Responda-me!

De novo peço perdão se estou ferindo algum sentimento! Mas o 'mistério pascal' acontece a todo momento, em toda circunstância! Eu o experimento hoje assim... Repito: depois de 50 anos acompanhando a difícil ascensão dos pequenos, dos excluídos, dos que menos podem, das mulheres sofridas das vilas, do povo sem saúde, educação, moradia...que começam a ter mais dignidade de seres humanos...eu vejo gente gritando: crucifica-a! "Vamos fazê-la desaparecer! Vamos destruí-la, eliminá-la!" E me desculpem de novo: mas quem está incentivando essa multidão? Pergunto: quais os escribas, fariseus, sumos sacerdotes, as elites atingidas pelo Jesus Nazareno que questionava seus privilégios...quais essas elites hoje? Estaria equivocado se as identificasse com a grande mídia a serviço das elites de hoje? Essas multidões seriam capazes de ir às ruas, se não fossem incentivadas por esses monopólios da mídia a serviço dos que vêm seus privilégios ameaçados?

Mas o mistério pascal não é só paixão: é também ressurreição. E aqui minha fé: assim como Ele ressuscitou, esse nosso querido povo vai ressuscitar! Vai ter o direito de ter uma vida digna, como o Jesus de Nazaré queria, e por isso passou por todas essas humilhações. É preciso a paixão, para que haja ressurreição. Ele ressuscitará, essa gente será gente, ressuscitará com todos os que com Ele se solidarizarem e se colocarem a serviço de seu projeto de Fraternidade, Justiça, Amor.

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz