Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

9.6.15

11 de junho :: IV Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Caxias do Sul

IV Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Caxias do Sul


Em consonância com a 5ª CNSAN e com a VI CESANS/RS, a IV Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – IV CMSAN, adota o lema "COMIDA DE VERDADE NO CAMPO E NA CIDADE: POR DIREITOS E SOBERANIA ALIMENTAR".

A IV CMSAN realizar-se-á dia 11 de junho de 2015, das 8h as 17h, nas dependências do Serviços Social do Comércio – SESC Caxias do Sul.


3.  Objetivos

.    Objetivo geral

Ampliar e fortalecer os compromissos políticos para a promoção da soberania alimentar, com vista à garantia a todos(as) do direito humano à alimentação adequada e saudável, assegurando a participação social e a gestão intersetorial no Sistema, na Política e no Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável.


Objetivos específicos

I – Identificar os avanços e obstáculos para a efetivação do direito humano à alimentação adequada e saudável e apresentar proposições para garantir a todos e a todas comida de verdade no campo e na cidade;

II - Avaliar, segundo a perspectiva do desenvolvimento socioambiental sustentável, os desafios atuais da Política e do Plano Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional para avançar na realização do direito humano à alimentação adequada e saudável e na promoção da soberania alimentar;

III - Avançar no comprometimento dos três poderes do Município, em todas as esferas de governo, e ampliar a participação e o compromisso da sociedade brasileira no processo de construção do SISAN, reafirmando o pacto social em torno do direito humano à alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar.

IV - Estimular as organizações da sociedade civil. no sentido de promover discussões e posicionamentos diante das questões palpitantes da Segurança Alimentar e Nutricional, do Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável, da Soberania Alimentar e da importância da construção e do desenvolvimento de um Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional para o enfrentamento à insegurança alimentar, à pobreza em todos os níveis, à falta de educação alimentar e à exclusão social presente no município.



Eixos temáticos

Eixo 1 – Comida de verdade: avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar;

Eixo 2 – Estratégias e políticas públicas em andamento para a conquista da comida de verdade no âmbito local;

Eixo 3 - Aperfeiçoamento e ampliação do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional: pacto federativo, participação social e intersetorialidade.


Metodologia

A IV CMSAN será precedida por pré-conferências que serão realizadas nos Equipamentos Públicos de Segurança Alimentar e Nutricional do Município e entidades da sociedade civil durante o mês de maio/2015. As mesmas terão como objetivo mobilizar a sociedade a participar da Conferência e levantar propostas para serem levadas aos grupos de trabalho dos Eixos temáticos no dia da realização da Conferência.


Comissão Organizadora

Para a organização e desenvolvimento de suas atividades, a IV CMSAN contará com a coordenação do CONSEA e de uma Comissão Organizadora, composta por membros do CONSEA e representantes da Diretoria de Segurança Alimentar e Inclusão Social.


Programação preliminar

8h-10h – Credenciamento

9h – Abertura

9:30h – Atividade Cultural

10h – Aprovação do Regimento Interno

10:30h – Palestrante convidado (ainda à definir)

11:30h – Debate

12h – Almoço

13:30h – Trabalho dos grupos (Eixos temáticos)

15:30h – Apresentação e aprovação de propostas

16:30h – Eleição de delegados para VI CESANS

17h - Encerramento

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz