Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

22.6.15

Capitalismo: a fonte da corrupção


22/jun/2015, 8h32min

Capitalismo: a fonte da corrupção (por Marino Boeira)

Mesmo que a chamada Operação Lava Jato tenha sido montada para destruir o PT e sua proposta de um governo reformista – é possível que já tenha atingido este objetivo quando este artigo tiver sido publicado – ela já provocou outro efeito.

Com a prisão dos presidentes de dois dos maiores grupos empresariais brasileiros, ficou claro que a fonte da corrupção está a existência de um sistema econômico que coloca o lucro a qualquer custo como meta e não em um ou outro empresário corrupto.

Essa fome de lucro – que passa por cima de qualquer outro objetivo – faz parte da essência do capitalismo. Nesse sistema, o ser humano é apenas uma peça dispensável de um mecanismo que funciona independente de quem sejam seus agentes.

Não existem bons ou maus capitalistas. Os grandes empresários que foram presos apenas cumpriram os papeis que o sistema reservou para eles.

Eles pagam propinas para ganhar negócios, eles sonegam os impostos que faltam para que o Estado possa construir escolas e hospitais, eles corrompem os meios de comunicação, financiando através da publicidade suas existências.

O esforço dos grandes veículos da mídia em tentar particularizar em um e outro empresário as fontes da corrupção, faz parte da tentativa de mudar o foco gerador dessa grande crise institucional.

Dentro de um sistema corrupto pela sua origem, as pessoas que o comandam – embora possam se diretamente beneficiadas – são apenas meros figurantes.

Corrupto é sempre o sistema capitalista, porque ele não tem outro fim do que se reproduzir permanentemente, mesmo que seja com a destruição de todos os valores morais dos seres humanos.

E mais do que isso, na sua sanha desvairada em busca de ganhos a qualquer custo, ele vai celeremente destruindo as possibilidades de vida saudável sobre a terra.

Por tudo isso, nunca é demais relembrar Rosa Luxemburgo e sua profética sentença: "socialismo ou barbárie".

Ps: Enquanto isso, um grupo de senadores tucanos, por falta do que fazer aqui, resolve promover um passeio turístico à Venezuela às custas do dinheiro público, de onde felizmente é corrido pela população.

Marino Boeira é professor universitário.

http://www.sul21.com.br/jornal/capitalismo-a-fonte-da-corrupcao-por-marino-boeira/



Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz