Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

28.3.13

Via Campesina homenageia Chávez no Fórum Social Mundial | MST - Movimento dos Trabalhadores Sem Terra

Via Campesina homenageia Chávez no Fórum Social Mundial

28 de março de 2013

 



Por Luiz Felipe Albuquerque
Da Página do MST


 

Nesta sexta-feira (30/3), a Via Campesina realiza um ato em homenagem a Hugo Chávez - ex-presidente venezuelano falecido no começo de março - no Fórum Social Mundial 2013, que acontece na cidade de Tunes, capital da Tunísia, entre os dias 26 a 30 de março.

A atvidade acontece às 14:30h, no acampamento da juventude, e contará com a participacao do intelectual e sociologo  François Houtart, da Via Campesina - Cloc, do ex-editor do Le Monde Diplomatique Bernard Cassiere, um representante do comando de campanha do candido à eleição Nicolás Maduro e de uma organização social da Tunísia. Espera-se tambem a presença do intelectual e economista egípicio, Salir Amin.

A Via Campesina destaca a simbologia que há entre o ex-presidente venezuelano com os Fóruns Sociais Mundiais, ja que Chávez foi um dos primeiros líderes de governo a visitar o espaco do Fórum, no ano de 2003, em Porto Alegre.

Uma das primeiras declarações oficiais sobre o projeto do socialismo do século 21, feito por Chávez, foi justamente no espaco do Fórum, em 2005. Além de tudo, Chávez foi quem mais impulsionou a integração dos povos, representado, por exemplo, no projeto da Aliança Bolivariana para as Amériacas (Alba). "O que nao faltam são simboligias que associem a figura de Chávez com o que representa o Fórum", destacou Douglas Mansur, da Via Campesina Brasil.

No FSM de 2005, o líder venezuelano visitou o assentamento do MST Lagoa do Junco, em Tapes (RS), e celou convênio com o MST e a Via Campesina para o envio de sementes de movimentos sociais brasileiros para a Venezuela, e a criação do Instituto Latino Americano de Agroecologia (IALA), a primeira escola latino americana para promover e desenvolver a prática da produção agroecológica.

A relação de Chávez com os diversos povos árabes que realizaram levantes populares nos últimos anos não deixou a desejar. Na noite desta quinta-feira (29/3), será feita uma outra homenagem ao venezuelano por parte do povo Tunisiano,  no centro da cidade de Tunes, que sempre relacionou sua figura com a do lider da oposição Chorkri Belaid, assassinado em fevereiro deste ano. 

http://www.mst.org.br/content/campesina-homenageia-ch%C3%A1vez-no-f%C3%B3rum-social-mundial

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz