Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

20.3.13

Em 2012, 98,7% dos reajustes salariais ficaram acima ou iguais à inflação — Rede Brasil Atual

Em 2012, 98,7% dos reajustes salariais ficaram acima ou iguais à inflação

Por: Vitor Nuzzi, Rede Brasil Atual

Publicado em 20/03/2013, 09:51

São Paulo – Em 2012, ano de inflação um pouco mais alta e menor crescimento econômico, os acordos coletivos de trabalho tiveram 98,7% de reajustes salariais acima ou equivalentes à inflação medida pelo INPC-IBGE, segundo pesquisa divulgada na manhã de hoje (20) pelo Dieese. Foi o melhor resultado da série histórica da pesquisa, iniciada em 1996.

No total, foram 94,6 % com aumento real (índice superior ao da inflação acumulada nos 12 meses imediatamente anteriores). O resultado supera o apurado em 2011, quando 87,1% dos reajustes tiveram aumento real, 7,1% corresponderam à variação da inflação e 5,8% ficaram abaixo. Nos dois casos, o instituto pesquisou 704 acordos.

O melhor ano da série histórica do Dieese era 2010, com 88,2% de reajustes acima do INPC. Naquele ano, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 7,5%, a maior taxa em mais de duas décadas. A atividade econômica é um dos fatores considerados na análise do resultado das negociações, que inclui ainda fatores como inflação, taxa de desemprego e a própria mobilização sindical.

O Dieese distingue dois períodos distintos nas negociações salariais. O primeiro vai de 1996 a 2003, quando os reajustes abaixo da inflação eram majoritários. De 2004 em diante, passam a predominar os acordos com índice acima da variação do INPC.


http://www.redebrasilatual.com.br/temas/trabalho/2013/03/em-2012-dos-reajustes-salariais-ficaram-acima-ou-iguais-a-inflacao?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz