Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

7.3.13

“A América Latina perde um de seus maiores líderes” | Brasil de Fato

"A América Latina perde um de seus maiores líderes"

Para o professor de relações internacionais da UFABC Igor Fuser, mesmo com a morte de Chávez, a revolução na Venezuela continua

07/03/2013
Vivian Fernandes,
De São Paulo, da Radioagência NP

O dia 5 de março de 2013 entra para a história. Às 16h25, do horário de Caracas, morreu o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, aos 58 anos, em decorrência de um câncer contra o qual lutava há dois anos. Mandatário do país desde 1999, Chávez transformou a realidade venezuelana e o papel da América Latina perante o mundo. Para o professor do curso de relações internacionais da Universidade Federal do ABC Igor Fuser, "a América Latina perde um de seus maiores líderes".

"Para as forças progressistas do mundo inteiro, Chávez foi o dirigente que mostrou que a revolução é possível. A Venezuela é hoje o país do mundo mais próximo daquilo que pode ser definido como uma revolução. Revolução como um processo profundo, radical, de transferência de poder e de riqueza de elites privilegiadas para a classe trabalhadora, para as grandes massas da população", explica o professor.

Fuser ressalta as mudanças nos indicadores sociais durante o governo Chávez. Ele cita que o índice de pobreza extrema no país caiu de 20% para 8,5% e o de pessoas na pobreza diminui de 30% para 23%. O número de alunos matriculados no ensino médio aumentou mais de 50% e o analfabetismo praticamente terminou.

"A grande mudança, o que a gente precisa ver antes de qualquer coisa, é o que significou o Chávez para aquelas pessoas que mais interessam, que são os venezuelanos, para a maioria da população: os trabalhadores. Para essas pessoas, a experiência do Chávez significou uma transformação espetacular", afirma.

 

Revolução bolivariana

Ainda sobre o significado da revolução bolivariana da Venezuela, Fuser destaca uma de suas características, que é ser uma revolução pacífica que conta com o apoio das Forças Armadas (fruto da origem militar de Chávez), associada à grande participação popular.

"O Chávez aponta um caminho, um caminho de uma revolução popular, com uma participação muito ampla, muito profunda da população, das classes populares, dos moradores das comunidades. E uma revolução que acontece na democracia, preservando-se a liberdade de expressão, a liberdade de imprensa", explica.

 

Autonomia e Integração regional

A chegada de Chávez à presidência da Venezuela, em 1999, inaugurou um período em que outros governos progressistas se elegeram pela região. Consideradas as diferenças entre os mandatos, o professor destaca o início de um novo ciclo na história latino-americana.

"Existe de uma forma amplamente generalizada, um movimento de busca de maior autonomia internacional, autonomia em relação aos Estados Unidos, e um compromisso muito maior entre os governos e suas populações", analisa.

 

Sucessão

O cenário que se desenha com a morte de Chávez não se mostra incerto na visão de Fuser. Com a eleição prevista para ocorrer nos próximos 30 dias, como dita a Constituição, a continuidade da política chavista através de Nicolás Maduro é o mais provável em sua opinião.

"A ideia de que a morte do Chávez ia levar a uma situação de caos, de tumulto na Venezuela, de luta desenfreada pelo poder; o que nós estamos vendo é exatamente o contrário. É uma população tranquila, triste, chorando a morte do seu grande líder, e numa situação bastante definida. Haverá eleições, o sucessor designado pelo Chávez, Nicolás Maduro, será o candidato. As pesquisas todas apontam, ele é o grande favorito para ganhar as eleições", afirma.

Até a nova eleição, o vice Nicolás Maduro assumiu a presidência.

 

Despedida

Diversos líderes políticos internacionais manifestaram pesar pelo falecimento do líder venezuelano. A presidenta brasileira Dilma Rousseff declarou que "o presidente Chávez foi, sem dúvida, uma liderança comprometida com seu país e o desenvolvimento dos povos da América Latina". E que ele é "um amigo do povo brasileiro".

O funeral do dirigente ocorre nesta sexta-feira (8), do qual participarão diversos presidentes de países latino-americanos, como o boliviano Evo Morales, o uruguaio José Mujica e a argentina Cristina Kirchner, que já se encontram na Venezuela.

Foto: Prensa Presidencial


http://www.brasildefato.com.br/node/12229#.UTj6q0UZTrM.facebook


Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz