Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

8.3.13

Opera Mundi - "Jamais em 200 anos se mentiu tanto sobre um homem", diz Maduro sobre Chávez

Sexta, 08 de Março de 2013
VENEZUELA
08/03/2013 - 16h08 | Redação | São Paulo

"Jamais em 200 anos se mentiu tanto sobre um homem", diz Maduro sobre Chávez

Discurso de homenagem foi feito durante cerimônia do funeral do presidente venezuelano, morto na última terça-feira

Atualizada às 16h42.

“Não teve líder na história de nossa pátria mais vilipendiado, mais atacado que Hugo Chávez”, afirmou Nicolás Maduro, nesta sexta-feira (08/03), durante a cerimônia oficial de funeral do líder venezuelano. “Jamais em 200 anos se mentiu tanto sobre um homem, nem aqui nem no mundo”, disse o presidente em exercício, em seu discurso de homenagem.

Com a participação mais de 30 chefes de Estado - inclusive a do iraniano Mahmud Ahmadinejad, que beijou o caixão de Chávez e foi aplaudido de pé pelos presentes -, o ato foi realizado na Academia Militar do país e contou com cerimonial regilioso, musical e minutos de silêncio por grupos de representantes de diferentes países.

Agência Efe


Em seu discurso, realizado ao final da cerimônia, Maduro afirmou que Chávez superou os ataques contra si porque “tinha dentro de si o escudo mais poderoso que um ser humano pode ter, sua pureza, sua verdade. Seu amor o salvou da injúria”, expressou, antes de ter a voz embargada pelo choro.

Maduro disse ainda que “Chávez foi embora vitorioso” e, se dirigindo ao falecido, expressou: “Você continuará sendo presidente em função”. O político também ressaltou que “a vida inteira” do líder bolivarianista “foi seu testamento”, e que os humildes do mundo, os desesperançados, os oprimidos “de todos os tempos e todas as horas” e os netos dos escravos “são seu testamento vivo”.

“Se alguém quer saber quem é Hugo Chávez de verdade, leiam a constituição, essa é sua letra e sua ação. A constituição aprovada pelo povo, aqui está o nosso guia. Tudo o que hoje somos está aqui”, disse, exibindo o grosso livreto da Constituição venezuelana.

Maduro encerrou o discurso com a exclamação "Missão cumprida, comandante!" e com a expressão que vem sendo frequentemente repetida nas ruas por simpatizantes do líder venezuelano: "Chávez Vive, a luta segue!". "Hasta la victoria siempre, comandante", disse o então vice de Chávez, que jurará ainda nesta sexta-feira como presidente interino do país.

http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/27688/jamais+em+200+anos+se+mentiu+tanto+sobre+um+homem+diz+maduro+sobre+chavez.shtml

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz