Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

21.6.12

Países da Unasul enviam ministros a Assunção para apoiar Lugo - Portal Vermelho

21 de Junho de 2012 - 16h30

Países da Unasul enviam ministros a Assunção para apoiar Lugo


Os países da Unasul decidiram em reunião de emergência no Rio de Janeiro enviar uma comissão formada por ministros das Relações Exteriores para garantir a continuidade do governo constitucional de Fernando Lugo. As hastags #Lugo e #Paraguai estão entre os assuntos mais mencionados na rede de microblog Twitter no Brasil nesta quinta-feira (21).


A decisão foi comunicada pelo chanceler brasileiro, Antonio Patriota, na Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, Rio+20. Representantes de governos de esquerda presentes no ato internacional, na tenda Milton Santos, na Cúpula dos Povos, aplaudiram a iniciativa do governo brasileiro.
 
A medida foi tomada após o Congresso paraguaio aprovar, na manhã desta quinta-feira (21), um pedido de impeachment contra Lugo após a morte de nove camponeses durante um conflito agrário na cidade de Curuguaty, a 250 quilômetros da capital. Os presidentes da Unasul, a maior parte ainda presentes à conferência da ONU, decidiram se reunir por iniciativa da Colômbia, que ocupa a presidência temporária da união.

Defesa

Decisão do Senado tomada na tarde desta quinta-feira (21), determinou que o mandatário terá duas horas nesta sexta-feira (22) para apresentar sua defesa. A sessão começa às 13h (horário de Brasília), quando seus advogados poderão fazer sua defesa diante do Congresso. Às 15h30, o Senado avaliará as provas e finalmente às 17h30 será emitida a sentença.

Ainda nesta quinta-feira (21), às 19 horas serão conhecidos os fiscais que deverão apresentar a acusação contra Lugo ao Senado. Presidentes da Unasul também declaram que não reconhecerão o resultado deste processo.

Segundo Patriota, a missão foi aprovada com base no protocolo de constituição da Unasul, que prevê um compromisso regional com o cumprimento da democracia. "Os presidentes consideram que os países da Unasul conquistaram com muito esforço a democracia, e nesse sentido devemos todos ser defensores da estabilidade democrática", diz o comunicado lido pelo chanceler. Ele integra a missão que parte ainda nesta tarde para Assunção.

Para o governo brasileiro, embora ainda ninguém do entorno da presidenta Dilma Rousseff fale em público, o impeachment de Lugo teria o efeito de um golpe de Estado – pela rapidez e forma com que está sendo conduzido. O Brasil deverá reagir condenando tal desfecho.

A Unasul é formada por Argentina, Bolívia, Colômbia, Chile, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.

Crise política

Ao menos cinco ministros paraguaios já renunciaram aos cargos após a Câmara dos Deputados ter aprovado, por 76 votos a 1, o pedido de impeachment de Lugo. Segundo a imprensa paraguaia, todos são filiados ao Partido Liberal, que era da base do governo, mas se somou, nesta quinta (21) pela manhã, aos parlamentares favoráveis à abertura do processo político contra o presidente.

Da Redação do Vermelho,
com informações da Rede Brasil Atual

*Texto modificado às 17h35 para acréscimo de informações
 
http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=186508&id_secao=7

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz