Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

21.6.12

Opera Mundi - Paraguai: Processo de impeachment é "golpe disfarçado", diz analista

Paraguai: Processo de impeachment é "golpe disfarçado", diz analista

Para especialista, a oposição conservadora "arruma motivos" para desestabilizar Lugo
 
José Aparecido Rolon, professor de Relações Internacionais e pesquisador do Núcleo de Estudos Internacionais e Políticas Comparadas da USP (NESPI-USP), afirmou ao Opera Mundi que o processo de impeachment impetrado pelo poder legislativo nesta quinta-feira (21/06) é um "golpe disfarçado" da oposição conservadora. 
Para o especialista, os opositores de Lugo encontraram uma forma de destituí-lo do poder seguindo as regras legais, utilizando-se apenas de meios constitucionais. "Não existe mais espaço para golpes nesse molde clássico", disse o professor.
 
O analista explica que não existe um motivo concreto que tenha deflagrado a crise atual no sistema político do Paraguai. "Para desestabilizar o governo, a oposição se utiliza de um conjunto variado de acontecimentos, como o conflito contra os sem-terras na semana passada, e os escândalos de paternidade de Lugo", afirmou. "Eles arrumam motivos".
 
Leia mais

Desde o início de seu mandato, Lugo enfrenta forte oposição legislativa e uma coalizão extremamente frágil com o Partido Liberal de seu vice, Federico Franco. Segundo o professor, desde 2009 existem sinais de que a oposição poderia tentar destituí-lo do poder por meio de instrumentos legais como acontece nesta quinta-feira (21/06).

O governo de Lugo é marcado pela incerteza política uma vez que enfrenta  forte oposição legislativa e uma coalizão extremamente frágil com o Partido Liberal.

Por 76 votos a favor, apenas um contra e três ausências, a Câmara dos Deputados paraguaia aprovou nesta quinta-feira (21/06) a abertura de um "julgamento político" contra o presidente, sob a acusação de má gestão do país, em especial em relação a um confronto entre policiais e trabalhadores rurais em uma fazenda no último dia 15, que terminou com 17 mortos. Nesta sexta, Lugo terá duas horas para se defender das acusações e, em seguida, o processo será julgado pelo Senado paraguaio.

 

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz