Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

28.6.12

A carta de apoio ao asilo de Assange no Equador | Brasilianas.Org

A carta de apoio ao asilo de Assange no Equador

Por zanuja castelo branco

De Opera Mundi

Personalidades assinam carta para apoiar asilo de Assange no Equador

Michael Moore e Noam Chomsky estão entre signatários de documento que será enviado ao presidente Rafael Correa   

Os cineastas Michael Moore, Oliver Stone e Danny Glover; as escritoras Naomi Wolf e Jemima Khan, e o intelectual Noam Chomsky são algumas das cinco mil pessoas que assinaram uma carta pedindo para o presidente do Equador, Rafael Correa, conceder asilo político ao fundador do Wikileaks, Julian Assange.


O documento foi escrito através da plataforma digital da Just Foreign Policy, uma organização independente que avalia a política externa americana, e ainda está aberta para receber mais assinaturas de apoio a Assange neste link.

"Achamos que Assange tem boas razões para temer sua extradição à Suécia. Já que existe uma alta probabilidade de que na Suécia ele seja preso e, então, extraditado aos Estados Unidos", explica a carta que conta com assinaturas de acadêmicos, diplomatas, intelectuais, economistas, advogados e pessoas de todo o mundo.

O fundador do Wikileaks se refugiou na última terça-feira na embaixada do Equador em Londres e pediu asilo para evitar sua extradição à Suécia, onde é acusado de ter cometido delitos sexuais, depois que o tribunal britânico deu sinal verde a sua entrega.

Desde então, o presidente do Equador trata o assunto com o embaixador do país andino em Londres, mas ainda não anunciou nenhuma decisão a respeito, já que, como disse na última sexta, usará "o tempo que achar necessário" para analisar "todas as causas deste pedido de asilo".

"O crime que ele cometeu foi ter praticado o jornalismo. Revelou grandes crimes contra a humanidade cometidos pelo governo dos Estados Unidos, especialmente ao publicar um vídeo que mostra os militares norte-americanos matando deliberadamente a população civil, incluindo dois funcionários da [ agência de jornalismo] Reuters", explica a carta que o diretor da organização, Robert Naiman, entregou em mãos ao presidente equatoriano.

"Estas são razões pelas quais vosso governo deveria oferecer asilo político ao senhor Assange", concluem os signatários na carta.

 

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz