Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

21.6.12

Opera Mundi - Parlamento do Paraguai abre processo de impeachment e Lugo diz que não renuncia

AMÉRICA DO SUL
21/06/2012 - 12h38 | William Maia | Redação

Parlamento do Paraguai abre processo de impeachment e Lugo diz que não renuncia

Presidente pede "julgamento justo" e acusa aqueles que querem "interromper processo político a nove meses de seu fim"
 

O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, negou nesta quinta-feira (21/06) que pretenda renunciar ao cargo após o Parlamento do país ter aberto um processo de impeachment contra ele. Num pronunciamento em cadeia nacional de TV, Lugo disse que vai "enfrentar o juízo político com todas as suas consequências" e acusou aqueles que, em sua visão, pretendem "interromper um processo democrático histórico a apenas nove meses de novas eleições".

O presidente paraguaio denunciou um "ataque implacável dos setores que sempre foram contra a mudança e se opuseram à participação do povo como protagonistas de sua democracia".

Por 76 votos a favor, apenas um contra e três ausências, a Câmara dos Deputados paraguaia aprovou a abertura de um "julgamento político" contra o presidente, sob a acusação de má gestão do país, em especial em relação a um confronto entre policiais e trabalhadores rurais em uma fazenda no último dia 15, que terminou com 17 mortos.

A polícia fechou o centro da capital Assunção e impede a circulação de pessoas na região do Parlamento.

A abertura do processo ainda precisa ser aprovada pelo Senado paraguaio, que assim como a Câmara dos Deputados, é dominado pela oposição do conservador partido Colorado.

A aprovação do processo de impeachment teve o apoio decisivo do Partido Liberal, que integrava o governo. Ao jornal La Nacion, o ministro de Indústria e Comercio, Francisco Rivas disse que a decisão de seu partido foi "um retrocesso muito grande". Com a defecção dos liberais, Riva deixou o cargo. "Não quero dizer que meu partido se equivocou ou não ao apoiar o julgamento político. Há que sentar e conversar para resolver os problemas", disse.

Em sua declaração oficial (veja íntegra abaixo), Fernando Lugo disse que sua primeira disposição é "resguardar a vontade expressa nas urnas e evitar que uma vez mais na história da República um feito político roube o privilégio e a soberania da suprema decisão do povo".

Lugo pediu ao Parlamento que respeite regras e prazos constitucionais, que lhe garantam o direito de uma "justa e legítima defesa".

 

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz