Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

10.2.11

PT comemora 31 anos de luta pela consolidação democrática do país

http://www.informes.org.br/newsletter/pt31.jpgFundado em 1980, o Partido dos Trabalhadores completa hoje 31 anos de existência. O Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores convocou ato político para comemorar a data. Durante o evento, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será homenageado e receberá o título de presidente de honra do PT. O ato acontecerá às 15h, no Teatro dos Bancários, na Asa Sul, em Brasília.

Organizado ainda durante a ditadura militar, a partir da luta de trabalhadores por melhores condições de vida e pelo resgate da democracia no país, o partido conta hoje com quase 1,5 milhões de filiados, 60 mil dirigentes e está presente em 4 mil diretórios municipais permanentes e cerca de mil comissões executivas provisórias.

O PT conta ainda com 5 governadores (Acre, Bahia, Distrito Federal, Sergipe e Rio Grande do Sul), 3 vice-governadores (Amapá, Maranhão e Espírito Santo), 560 prefeitos e 428 vice-prefeitos. No Congresso Nacional, tem a maior bancada na Câmara, com 88 deputados e a segunda maior do Senado, com 14 senadores. Nos legislativos estaduais, o partido conta com 149 deputados e 4.166 vereadores nas Câmaras municipais de todo o país.

Para o líder do PT na Câmara, deputado Paulo Teixeira (SP), o PT é um dos maiores acontecimentos da democracia brasileira. “O Partido dos Trabalhadores surgiu para dar vez e voz aos segmentos da sociedade que não tinham representação na vida política do país”. Segundo ele, a comprovação do acerto da trajetória do PT, é que a agremiação já alcançou todos os níveis das esferas de poder.

Para a deputada Benedita da Silva (PT-RJ), a história do PT se confunde com a luta dos trabalhadores por melhores condições de vida e pelo consolidação da democracia no país. “O Partido dos Trabalhadores possibilitou a convivência entre pessoas mais simples e os intelectuais. Essa união permitiu inúmeras conquistas para os trabalhadores”, afirma. A deputada disse que o grande desafio do partido é garantir que o país continue avançando nas políticas sociais, contribuindo para a construção de uma sociedade mais igualitária.

O ex-presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), afirma que a consolidação de um projeto político diferenciado para o país é uma conquista da militância do PT, que sempre foi a alma e razão do partido existir. “O nosso desafio é não descuidar dessa militância, é cuidar da democracia interna, dos mecanismos de decisão política pela base do partido e o fortalecimento da nossa relação com a sociedade civil”, disse.

Mais cedo, os integrantes do Diretório Nacional devem se reunir na sede do PT para discutir, entre outros assuntos, a substituição de alguns dirigentes do PT, como José Eduardo Cardoso (SP), Iriny Lopes (ES) e Humberto Costa (PE). Cardozo e Iriny devem sair porque assumiram os ministérios da Justiça e a Secretaria de Políticas para as Mulheres, respectivamente. Humberto Costa pode deixar o cargo de vice-presidente porque, na condição de líder no Senado, já tem assento garantido no Diretório e na Executiva Nacional do PT.

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz