Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

25.2.11

Heraldo Pereira fala aos ruralistas

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

 

Heraldo Pereira fala aos ruralistas

 

Por Altamiro Borges

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA), que representa os interesses dos latifundiários e é presidida pela senadora demo Kátia Abreu, divulgou um comunicado sobre a "nova rodada de encontros com lideranças rurais", realizada ontem. O evento, segundo a nota, teve um convidado muito ilustre:

"A abertura será feita às 9 horas, com pronunciamentos dos cinco
presidentes das Federações de Agricultura e Pecuária que estarão no
encontro. Em seguida, o jornalista Heraldo Pereira, da Rede Globo,
apresentará os resultados de uma pesquisa de opinião sobre o setor
agropecuário e sobre as ações do sistema sindical rural".

Ação política e "uso da internet"

A programação ainda previa a palestra do consultor da CNA, Roberto Brant, sobre "o agronegócio como uma comunidade política" - que talvez visasse reforçar a ação lobista dos ruralistas no Congresso Nacional. E também um curioso debate sobre "a utilização da internet", com Moriael Paiva, da empresa Talk - o que mostra que os barões do agronegócio estão antenados para a importância estratégica da rede.

Ao final do seminário estava prevista uma palestra da presidente da CNA, Kátia Abreu, sobre as prioridades do setor. O evento, batizado de "O campo vai à CNA, deve agitar os ruralistas em Brasília. No ano passado, a mesma iniciativa reuniu 850 lideranças rurais de nove estados. A votação do novo Código Florestal é o que mais mobiliza o setor na atualidade.

Relações íntimas com os poderosos

A presença no seminário da CNA de Heraldo Pereira, o badalado repórter e âncora da TV Globo, não deve causar surpresa. O jornalista mantém íntimas relações com empresários e os círculos de poder em Brasília. Em 2009, ele inclusive foi motivo de galhofas por suas relações com Gilmar Mendes (ou será Gilmar Dantas?), ex-presidente do Supremo Tribunal Federal.

O repórter Leandro Fortes, da CartaCapital, descobriu que a estrela global dava aulas no Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). O blogueiro Paulo Henrique Amorim não perdeu tempo para tirar um sarrinho:

"Em suas horas vagas, o apresentador e repórter político da Rede Globo, Heraldo Pereira, 47 anos, também costuma batalhar uns extras no IDP, a escolinha do Doutor Gilmar. Pereira, que é “mestrando em Direito pela UnB”, é o responsável pelo módulo VI do Curso de Introdução ao Direito para Profissionais de Comunicação naquela modelar instituição de ensino".

A bravata da neutralidade da mídia

Depois, soube-se que ele não apenas dava aulas, mas que também integrava o "conselho estratégico" da TV Justiça, prestando assessoria à presidência do STF. Estas "relações íntimas" ajudaram a explicar porque a Globo sempre bajulou tanto o ministro Gilmar Mendes (ou Dantas?); porque ela nunca repercutiu as várias e graves denúncias contra o ex-presidente do STF.

A palestra no evento da CNA também ajuda a explicar porque a TV Globo é inimiga declarada dos que lutam pela reforma agrária e sempre defende os interesses dos latifundários - muitos deles travestidos de modernos empresários do agronegócio. Os "calunistas" da emissora nem mais escondem as suas ligações. A tal independência e imparcialidade da mídia é mesmo uma bravata.

Miro

 

http://altamiroborges.blogspot.com/2011/02/heraldo-pereira-fala-aos-ruralistas.html

 

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz