Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

13.2.11

Lugares Comunes « TV Brasil

TV Brasil

 

Cine Ibermedia

apresenta o longa

'Lugares Comunes'

 

Domingo, às 23h

http://tvbrasil.org.br/webtv/

 

...............................................

Lugares Comunes

Lugares Comunes

Atração do Festival Ibermedia

Lugares Comunes é a atração do Cine Ibermedia deste domingo (13), às 23h. Dirigido pelo argentino Adolfo Aristarain, o filme mostra a tentativa de reinvenção de um casal desiludido, no momento em que os dois estão aposentados e têm somente um ao outro.

Trata-se da história de Fernando Robles (Federico Luppi), um veterano professor de literatura, e de Liliana Roviera (Mercedes Sampietro), sua esposa espanhola que trabalha como assistente social nos bairros periféricos de Buenos Aires. Quando Fernando recebe, antecipadamente, sua aposentadoria, devido à crise no país, eles terão a tranquilidade afetada. Isso os obrigará a tomar novos rumos e, talvez, a pedir ajuda ao filho residente na Espanha, um próspero burguês, que simboliza tudo aquilo que Fernando e Liliana repudiam.

Apoiados em um fiel amigo, um prestigiado advogado, o casal decide se mudar para uma chácara em Córdoba. Vende o apartamento que possuía, colocando, assim, um ponto final em seus problemas econômicos e iniciando uma nova vida.

O filme comove, sem cair no sentimentalismo, e muito se sustenta nas interpretações impecáveis de Federico Luppi e Mercedes Sampietro. O diretor leva a trama dentro de um espaço bem intimista, com diálogos fortes e profundos neste conflito dos personagens que tem como pano de fundo a crise argentina.

Lugares Comunes foi premiado no Festival de Gramado de 2003 com o troféu de melhor atriz, na sessão latina, para a veterana Mercedes Sampietro. Antes de chegar ao Brasil a produção já tinha sido premiada pelos festivais de Havana, San Sebastian e Fribourg e prêmios Goya de roteiro e atriz (Sampietro). Reprise. 112 min.

Título original: Lugares Comunes. Ano 2002. Origem: Argentina. Gênero: Drama. De Adolfo Aristarain, com Federico Luppi, Mercedes Sampietro, Arturo Puig.

Não recomendado para menores de 18 anos
Horário: domingo, 23h

http://www.tvbrasil.org.br/novidades/?p=13619

 

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz