Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

31.5.10

Sobre a condenação da montadora Ford

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Furado, jornal ZH agora admite condenação da montadora Ford


Cai por terra um bom pedaço do discurso da direita sul-rio-grandense

Somente hoje, às 12h45 o jornal Zero Hora foi admitir que a montadora Ford sofreu uma sentença de condenação em processo movido pelo estado do Rio Grande do Sul. A sentença judicial é 15 de dezembro de 2009.

O furo é da repórter Clarissa Pont, publicado no jornal eletrônico Sul 21, edição de hoje (às 6h).
Cedo (às 7h), hoje, este blog DG replicou a notícia, por reconhecer a sua vasta importância política e eleitoral, e ao mesmo tempo estranhou que a mídia sulina não havia se preocupado em divulgar notícias desfavoráveis à montadora Ford, mas favoráveis à verdade dos fatos.

Pois, os editores de ZH não resistiram à queda de braço com a realidade. Às 12h45 de hoje, o portal Clic RBS divulgou a informação que praticamente desmonta uma velha farsa usinada há mais de nove anos para manchar a imagem do governo Olívio Dutra (PT), acusado de ter "mandado a Ford embora para a Bahia".

Agora, o Judiciário está começando a desvendar o véu ideológico e o fordismo ficcional que vivemos no RS, desde que a montadora resolveu mudar sua fábrica para a Bahia, atraída por melhores benesses fiscais oferecidas pelo governo Fernando Henrique Cardoso, diretamente interessado no desfecho parcial do rumoroso caso.

Zero Hora e o grupo RBS sempre ajudaram a alimentar o ranço político-ideológico contra o governo Olívio Dutra, especialmente por essa ficção mal-ajambrada chamada "expulsão da Ford", matriz de lendas e mitos que abasteceram o discurso da direita durante os últimos dez anos. A governadora Yeda é beneficiária desse teatro farsesco e antiprogressista, uma vez que nas últimas eleições suplantou o próprio Olívio Dutra baseando seu discurso em falsos cenários para assustar a classe média conservadora e crédula no mito do progresso ilimitado.

O desmonte dessa farsa ardilosa chamada expulsão-da-Ford certamente ilumina melhor o debate político no RS e impõe novos limites à disputa eleitoral entre esquerda e direita em nosso estado.

http://diariogauche.blogspot.com/2010/05/furada-zh-agora-admite-condenacao-da.html

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz