Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

13.5.10

BRASIL RURAL CONTEMPORÂNEO: Feira da Agricultura Familiar chega a Porto Alegre

A Feira

O maior evento do gênero na América Latina será instalado em um dos mais belos cartões postais dos gaúchos

Depois do sucesso absoluto em Brasília e no Rio de Janeiro, a Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária | BRASIL RURAL CONTEMPORÂNEO chega a Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Entre os dias 13 a 16 de maio, os gaúchos vão conhecer o Brasil que dissemina práticas sustentáveis e se afirma pela diversidade e qualidade da produção de sua agricultura familiar. Emoldurada por um dos cartões postais do Rio Grande do Sul, o Cais do Porto de Porto Alegre, às margens do Guaíba, a Feira reúne 350 empreendimentos familiares de todas as regiões do País, além da anfitriã Região Sul. Serão mais de 200 toneladas de produtos a serem comercializados, além de uma vasta programação cultural.


O BRASIL RURAL CONTEMPORÂNEO vai ocupar três armazéns do Cais do Porto (A4, A5 e A6). Nesses espaços estarão à disposição do público produtos como os queijos do Rio Grande do Sul e a cracóvia do Paraná; o bombom de buriti do Cerrado, o tacacá da Amazônia e a tapioca do Nordeste; roupas e acessórios de lã de ovelha e crina de cavalo do Rio Grande do Sul e bolsas de couro de peixe do Mato Grosso do Sul, entre outros achados que refletem a diversidade dos produtos da agricultura familiar.

Durante os quatro dias da Feira, os gaúchos também poderão celebrar a pluralidade musical e artística que une a raiz cultural e a modernidade do BRASIL RURAL CONTEMPORÂNEO em dois espaços: o Palco Multicultural e o Tablado de Raiz.


No Palco Multicultural se apresentam Gilberto Gil e o repentista baiano Bule Bule, no show de lançamento do CD "Fé na Festa"; e os pernambucanos Otto e Lirinha, este último inédito entre os gaúchos. No Tablado de Raiz estarão presentes grupos como o maracatu rural Estrela de Ouro (PE) e o grupo afro-baiano Zambiapunga. Sempre com participação de artistas locais, entre eles Frank Jorge, Julio Reny, Nei Lisboa, Wander Wildner e Giba Giba.

A força da agricultura familiar


O BRASIL RURAL CONTEMPORÂNEO é o maior evento da América Latina de exposição e venda de produtos da agricultura familiar. Ao todo, nas seis edições realizadas desde 2004 – quatro em Brasília (DF) e duas no Rio de Janeiro (RJ) – cerca de 700 mil pessoas compraram e saborearam produtos e se deliciaram com espetáculos e apresentações culturais.

A grandiosidade do evento reflete a importância do setor para a economia do País. No Brasil há cerca de 4,3 milhões de propriedades agrícolas familiares, que ocupam cerca de 70% da mão-de-obra no meio rural, de acordo com o Censo do IBGE/2006.


Em Porto Alegre, o BRASIL RURAL CONTEMPORÂNEO reforça a importância da agricultura familiar na economia do Rio Grande do Sul. São 378,5 mil unidades familiares, que correspondem a 86% dos estabelecimentos rurais produtivos no Estado. A agricultura familiar é responsável por 54% do valor bruto da produção gaúcha e 81% das pessoas ocupadas no meio rural. A agricultura familiar produz 84% do feijão consumido pelos gaúchos e é responsável por 92% da produção de mandioca, 80% da de aves, 70% da de suínos e 66% da produção de milho do Estado.

O BRASIL RURAL CONTEMPORÂNEO é um evento do Governo Federal realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), com patrocínio do Sebrae, do Banco do Brasil, do BNDES, do Banco do Nordeste, da Petrobras, da Itaipu Binacional, do Banco da Amazônia, da Eletrobrás, da Ubrabio, da Anfavea e da Itambé. E conta com apoio do Instituto Latinoamerica para o Desenvolvimento da Educação, Ciência, Arte e Cultura.

Conheça as novidades do Brasil Rural Contemporâneo 

 

Programação Cultural

PROGRAMAÇÃO
Palco Multicultural
DIA 13
19h Yakupampa - Richard Serraria e convidados (RS)
20h30 Fé na Festa - Gilberto Gil convida Bule Bule e as Sambadeiras do Recôncavo (BA)
DIA 14
19h Nei Lisboa e Banda (RS)
20h30 Segundo Ato - Teatro Mágico (SP) convida Pedro Munhoz (RS)
DIA 15
19h Rock de Raiz - Frank Jorge, Julio Reny e Wander Wildner (RS)
20h30 Certa manhã acordei de sonhos intranquilos - Otto convida Lirinha (PE)
DIA 16
17h Funkalister (RS)
18h Fruet e os Cozinheiros (RS),
20h30 Show - Monobloco (RJ)


PROGRAMAÇÃO
Tablado Raiz
DIA 13
17h Pedro Munhoz (RS)
18h Zambiapunga (BA)
DIA 14
17h Cantadores do Litoral (RS)
18h Bule Bule e as Sambadeiras do Reconcavo (BA)
DIA 15
15h Xaxados & Perdidos - Simone Raslan
16h Gilberto Monteiro (RS)
17h Giba Giba (RS)
18h Coco Raízes de Arco Verde (PE)
DIA 16
12h Boraimbola
13h Congada Maçambique de Osório (RS)
14h Fanfarra Italiana (RS)
15h Kako Xavier (RS)
16h Maracatu Estrela de Ouro (PE)


PROGRAMAÇÃO
Cortejos Nacionais
DIA 13
12h Zambiapunga
Local: Mercado Público
DIA 14
18h Zambiapunga
Local: Praça da Encol
22h Zambiapunga
Local: Cidade Baixa
22h Maracatu Rural
Local: Cidade Baixa
DIA 15
11h Maracatu Rural
Local: Feira Ecológica
11h Zambiapunga
Local: Feira Ecológica
DIA 16

Coco Raízes de Arco verde
Local: Dentro do evento

 

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz