Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

24.5.10

Escola Latino Americana de Agroecologia leva novas técnicas a pequenos produtores e incentiva intercâmbio cultural

24/5/2010

O incentivo à trocar das experiências que cada um traz do movimento a que pertence é uma das práticas da Escola Latino Americana de Agroecologia, na Lapa (PR).

A reportagem é de Lúcia Nórcio, da Agência Brasil, e publicada pelo EcoDebate, 24-05-2010.

A escola faz parte da rede de Institutos de Agroecologia Latino Americanos (Ialas), que tem unidades no Brasil, no Paraguai e na Venezuela. Atualmente está sendo criada uma escola na Amazônia e há projeto para uma unidade no Haiti.

O projeto, implantado em 2005, surgiu como um dos resultados das Jornadas de Agroecologia, que há nove anos reúnem de 3 mil a 4 mil pequenos agricultores no sudoeste do Paraná. Também participam das atividades estudantes, técnicos, representantes de organizações sociais de vários estados e de países da América Latina.

O curso já está na terceira turma e desta vez atende jovens do Haiti, da República Dominicana, do Equador, do Paraguai e da Colômbia, além de estudantes de outros estados brasileiros. Atualmente, 70 pessoas frequentam a Escola Latino Americana de Agroecologia, na Lapa (PR). O projeto funciona no assentamento Contestado, onde vivem 108 famílias, cerca de 400 pessoas.

"É um espaço também de intercâmbio de culturas e saberes. A maior dificuldade inicialmente é o idioma. Nessa terceira turma, na etapa preparatória serão ministradas aulas de português e de espanhol", disse Priscila Facina, da coordenação pedagógica da escola, em entrevista à Agência Brasil. Ela lembra que foi no Paraná que surgiu o primeiro curso superior de agroecologia.

"Atendemos apenas pessoas que são vinculadas a um movimento social da Via Campesina", explica a coordenadora. No Brasil, a Via Campesina engloba vários grupos como O Movimentos dos Trabalhadores Rurais sem Terra, o Movimento de Atingidos por Barragens e a Comissão Pastoral da Terra, por exemplo.

O curso, uma parceria com o Instituto Federal do Paraná (IFPR), já formou 80 pessoas. Segundo Priscila Facina, a metodologia de alternância, usada na educação no campo, com um período na escola e outro na comunidade de origem, tem proporcionado bons resultados.

"Eles têm tarefa do curso para cumprir. Experiências agroecológicas, pesquisas com as famílias, monografia, estágios. Tudo é feito no tempo [em que estão na] comunidade".

Uma parte dos recursos destinados ao projeto vem do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), e a é composta por doações dos movimentos sociais envolvidos. O catarinense Leonel dos Santos, 25 anos, diz que tem grande expectativa com o curso.

"O modelo capitalista está infiltrado no campo, o agronegócio visa o lucro e se fortalece, então nós temos que nos organizar, adquirir conhecimentos que nos permitam esse confronto. Estamos aprendendo uma nova matriz tecnológica para levar aos companheiros campesinos".

Luiz Coicue, 18 anos, mora em uma reserva indígena da Colômbia e diz que sua comunidade aguarda com ansiedade as novidades que ele levará da escola. "Ainda fazemos agricultura artesanal e agora vou levar tecnologia para a comunidade".

Leonel, Luiz e seus companheiros de curso participaram da 9 ª Jornada de Agroecologia, que reúniu cerca de 3 mil pessoas.

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz