Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

6.5.10

Petrobras – Fatos e Dados » Folha: a capa, a matéria e o outro lado

Folha: a capa, a matéria e o outro lado

5 de maio de 2010 / 13:44

O jornal Folha de S.Paulo publicou nesta quarta-feira (5/5) chamada de capa  "Empreiteira destinou 'mesada' ao PT paulista" (edição SP) e  "Empreiteira pagou 'mesada' de R$ 150 mil ao PT paulista" (edição nacional); matéria " Empreiteira contratada pela Petrobrás dá R$ 1,2 mi ao PT " na página A4; e " Partido e empresa dizem que doações foram legais " na retranca "outro lado", na mesma página. As matérias dizem respeito a um prestador de serviços que faz doações a partidos políticos, a UTC Engenharia.

A "técnica jornalística" empregada pela Folha foi a de utilizar o termo "escolhida por convite" na chamada de capa, que pode induzir o leitor a interpretar que a Petrobras contratou a UTC diretamente. Na matéria da página A4 explica o termo "escolhida por convite" de forma incompleta: "modalidade pela qual empresas previamente selecionadas formulam propostas". Somente na retranca "outro lado", no rodapé da página, vem a explicação da Companhia: "foram convidadas 29 empresas para participar da concorrência".

A matéria não apurou a extensa lista de clientes da UTC, que inclui outras empresas ligadas aos governos federal e estaduais (SP, MG, etc) , bem como diversas empresas privadas.

O caso da Folha Online é ainda mais grave. A matéria  "Empreiteira destinou 'mesada' ao PT paulista" está aberta ao internauta, mas sequer disponibiliza o "outro lado", cujo acesso é restrito a assinantes.

A Petrobras se relaciona com mais de 42 mil fornecedores e celebra mais de 240 mil contratos por ano. É razoável supor que alguns de seus fornecedores contribuam com os mais variados partidos e candidaturas.

Leia aqui a  carta enviada pela Petrobras ao jornal Folha de S.Paulo na tarde desta quarta-feira (5/5) e publicada na edição desta quinta-feira (6/5) no  Painel do Leitor .

http://www.blogspetrobras.com.br:80/fatosedados/?p=22694

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz