Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

28.4.10

Página 12: um grande jornal

Para quem quer escapar do cerco da imprensa diária brasileira, há alguns refúgios e oásis. Para ter acesso a versões sem o viés conservador predominante por aqui, com informação e analise sobre os vários países da América Latina, EUA, Europa, Ásia, África e até mesmo sobre o Brasil, o Página 12 é uma leitura diária indispensável. Junto com o La Jornada, do México, é uma visita diária saudável, para quem quer se informar bem, conhecer as analises e os debates mais importantes do jornalismo e da intelectualidade contemporânea.

Os amigos argentinos reclamam, com razão, do cerco da imprensa de lá contra o governo, tão implacável quanto aqui. Só que eles têm um diário muito bom, Página 12, que tem uma posição de apoio crítico ao governo, mas sobretudo é um espaço pluralista dos grandes debates da esquerda argentina.

Um jornal inteligente, agradável, que não fere a dignidade de quem o lê diariamente. Que publica os grandes intelectuais argentinos e de toda América Latina. É nas suas paginas que os argentinos podem ler Eduardo Galeano, Robert Fisk e Noam Chomsky. Colabora com a publicação também o grande jornalista brasileiro Eric Nepomuceno. O jornal publica vários suplementos semanais de grande interesse, inclusive um especificamente voltado para as resenhas de livros. Semanalmente também, o Página 12 publica capítulos de algum livro de grande transcendência. Atualmente está terminando a publicação, em fascículos semanais de 14 páginas, com belas ilustrações, Memórias do Fogo, de Galeano. Em seguida publicará a Latinoamericana – Enciclopédia Contemporanea da América Latina e do Caribe, em fascículos, da mesma forma que o La Jornada do México e
Carta Capital, no Brasil, a Enciclopédia que coordenei com Ivana Jingkings, publicada pela Boitempo e ganhadora do Jabuti para o melhor livro de ciências humanas e para o melhor livro de não ficção.

Ao assinar um convênio com Página 12, Carta Maior brinda mais um serviço importante para os leitores brasileiros, de que só podemos orgulhar-nos.

Postado por Emir Sader | 28/04/2010 às 11:15

http://www.cartamaior.com.br/templates/postMostrar.cfm?blog_id=1&post_id=458

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz