Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

7.4.10

EFEITO YEDA

Economia Nacional

IBGE: produção industrial cresce 11% em PE e recua 5% no RS

A produção industrial cresceu em sete de 14 regiões pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em fevereiro, na comparação com o mês imediatamente anterior com ajuste sazonal. Segundo dados divulgados nesta quarta-feira, o Pernambuco apresentou a maior taxa de avanço (11,1%), enquanto o Rio Grande do Sul registrou a maior queda (-5,3%).

O indicador acumulado nos últimos 12 meses reduziu o ritmo de queda para 2,6% em fevereiro, ante resultado negativo de 7,4% no fechamento de 2009. Em relação ao mesmo mês de 2009, todos os locais analisados tiveram alta na produção.

O movimento reflete "também a baixa base de comparação decorrente dos efeitos da crise econômica internacional", de acordo com o IBGE. Cresceram acima da média o Espírito Santo (37,9%), Goiás (31,6%), Minas Gerais (26,0%), Pernambuco (24,7%), Amazonas (22,5%) e São Paulo (20,9%).

Em Pernambuco, a alta foi puxada pela expansão da atividade de metalurgia básica (122,7%). Já o recuo no Rio Grande do Sul interrompeu uma sequência de oito meses consecutivos de alta da produção no Estado - período em que acumulou ganho de 12,5%.

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz