Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

11.4.10

entrevista de alceu collares

Alceu Collares (PDT): eleição de Dilma é prioritária para manter o movimento de transformação política, econômica e social

O ex-governador gaúcho Alceu Collares (PDT) em entrevista ao Terra Magazine defendeu a prioridade da eleição de Dilma sobre a própria eleição estadual para manter o "lulismo". Os principais trechos da entrevista:

Terra Magazine perguntou: Nas reuniões partidárias o senhor defende que a prioridade para o PDT deve ser a eleição de Dilma Rousseff (PT) para a presidência, acima da eleição estadual, na qual o PDT indicou o vice, o deputado Pompeo de Mattos, na chapa de Fogaça. Por que priorizar Dilma?

Collares: Porque é o mais importante. Eu defendo o lulismo, que está acima do Lula e da Dilma, é um movimento de transformação política, econômica e social. Se o José Serra (PSDB) vencer, vai repetir o Fernando Henrique Cardoso. Eles eram de esquerda, mas foram para um partido de direita. Aliás, ainda temos uma questão para discutir aqui no Rio Grande do Sul, que é se o Fogaça vai ou não apoiar a Dilma. Porque, se não houver esse acerto, não sei qual vai ser a reação do PDT. Nosso partido integra o governo federal e a prioridade para o PDT nacional é a Dilma. Já aqui somos vice, vice com o Fogaça. Agora eu sugiro que se faça uma charge perguntando onde é que está a obra do Fogaça.
...

Terra Magazine: O PDT está dividido entre Fogaça e Tarso, apesar da definição da aliança com o PMDB?

Collares: O movimento dos que preferem o Tarso é forte.

Terra Magazine: A que o senhor atribui esse movimento?

Collares: Acho que é a tese que eu defendo. Ou é esquerda ou é direita. E quem vai com Yeda, com Fogaça, é direita.


Voto em Paim para o Senado

Ele também afirmou que seu candidato é o petista Paulo Paim, concorrendo à reeleição, apesar de, no Rio Grande do Sul, o PDT estar coligado com o PMDB na disputa ao governo do Estado e de a aliança ter em Tarso Genro (PT) o principal adversário. Collares integra uma ação de apoio à candidatura de Paim feita pelo Movimento Negro.

Sinônimo de história entre os trabalhistas gaúchos, Collares, ao revelar sua opção, reacende a discussão sobre a união do PDT em torno da aliança com o PMDB no Estado. O comando partidário assegura que há unidade, apesar de prefeitos do PDT já terem manifestado de público sua preferência pelo PT.


Negro em um Estado onde predomina a colonização europeia, Collares foi o primeiro prefeito eleito após a redemocratização em Porto Alegre, em 1986. Nas eleições de 1990 elegeu-se governador.

Quando Collares foi prefeito da capital, Dilma, uma das fundadoras do PDT gaúcho, foi sua secretária da Fazenda. E, quando ele passou pelo Palácio Piratini, a candidata, ainda no partido, ocupou a pasta de Minas e Energia. Leia a entrevista inteira no
Terra Magazine.

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz