Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

22.9.09

Zelaya, abrigado na Embaixada do Brasil, retorna à capital de Honduras

Jornal Correio do Brasil
 
Por Redação, com agências internacionais - de Tegucigalpa

O Brasil espera que a volta do presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, a Tegucigalpa venha a representrar um novo estágio nas negociações com o governo interino do país, disse o ministro das Relações Exteriores brasileiro, Celso Amorim, nesta segunda-feira. Ele conversou com repórteres, na tarde desta segunda-feira, confirmou que Zelaya está refugiado na embaixada brasileira em Tegucigalpa com a primeira-dama hondurenha. Amorim confirmou sua conversa, diretamente com Zelaya, por telefone.

Uma funcionária da embaixada brasileira em Tegucigalpa também confirmou aos jornalistas que Zelaya chegou à embaixada pela manhã, acompanhado por integrantes da comitiva que o tem cercado desde que militares o detiveram e o obrigaram a deixar o país. Segundo a mesma funcionária, manifestantes pró-Zelaya estão reunidos diante da embaixada, sem qualquer registro de tumultos até o início da noite (horário de Brasília).

Amorim disse ainda que a ida de Zelaya não foi negociada e a mulher dele, Xiomara Castro de Zelaya, quem solicitou o abrigo em solo brasileiro. Segundo Amorim, o presidente hondurenho chegou à embaixada por meios próprios, pelas montanhas, até o Centro da capital do país. Subsecretário para América Latina do Itamaraty, Ênio Cordeiro autorizou a entrada na embaixada. O chanceler brasileiro espera que a  Organização dos Estados Americanos (OEA) dê apoio à atitude do Brasil e não teme pela segurança da embaixada brasileira em Tegucigalpa.

Em entrevista à rede de TV Telesur, logo após se instalar na sede da Embaixada do Brasil, Zelaya agradeceu o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo abrigo e afirmou que o secretário-geral da OEA, José Miguel Insulza, chegará à capital do país nesta terça-feira, para tentar mediar uma solução para o impasse político no país. De acordo com a agência inglesa de comunicação BBC, assessores de Zelaya afirmaram que a volta do presidente deposto teria sido realizada com a ajuda da Organização das Nações Unidas (ONU).

No início da noite, o governo interino de Honduras admitiu a presença de Zelaya no país, mas não adiantou quais as suas próximas ações.

http://www.correiodobrasil.com.br/noticia.asp?c=157746

......................................................

www.refletindomuito.blogspot.com

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz