Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

25.10.07

Ação da Brigada Militar deixa Sem Terra feridos em Carazinho (RS)

Uma ação da Brigada Militar no limite das cidades de Carazinho e Sarandi, na região Norte do Rio Grande do Sul, deixou nove Sem Terra feridos nesta quarta-feira, dia 24 de outubro. A ação aconteceu por volta das 11 horas. A Brigada atirou balas de borracha e bombas de gás.
.
Por volta das 11h, os 600 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) que estavam desde a semana passada em Sarandi voltaram a marchar em direção à Fazenda Coqueiros, pela BR-386. Quando as famílias chegaram perto de Carazinho, policiais fortemente armados começaram a atirar contra os Sem Terra com balas de borracha. Os membros da brigada também atiraram bombas de gás.
.
De acordo com as famílias, nove trabalhadores ficaram feridos. Os Sem Terra contam que os policiais miraram as balas de borracha no rosto das pessoas. Um senhor de idade avançada foi levado ao hospital, pois teve seu óculos estilhaçado pelas balas.
.
Um dos coordenadores da coluna, Nilton Lima, reclama da truculência da Brigada Militar, já que as famílias estavam seguindo a marcha em direção à Fazenda Coqueiros pacificamente. Além disso, não tinham entrado na Comarca de Carazinho, já que um interdito proibitório que impede a aproximação dos Sem Terra.
.
"Outra questão é que quem estava ilegal era a Brigada Militar porque, pelo que havia sido acordado com a Justiça, os policiais deveriam ficar no limite com a cidade de Almirante Tamandaré e não em Carazinho", diz.
.
A BR-386 está totalmente trancada pela Brigada Militar na divisa entre Carazinho e Sarandi.

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz