Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

19.3.14

TVE e FM Cultura apresentam programação sobre os 50 anos do golpe militar

TVE e FM Cultura apresentam programação sobre os 50 anos do golpe militar

O golpe de estado que mergulhou o Brasil em uma ditadura militar por 21 anos completa 50 anos no dia 31 de março. Para relembrar esse fato que marcou a história do país, as emissoras públicas do Rio Grande do Sul, TVE e FM Cultura - 107.7, apresentam programação abordando a temática a partir do dia 24 de março. O assunto será destacado sob diversos enfoques, informando e trazendo exemplos de pessoas que participaram desse momento/período, contextualizando-o e também gerando reflexão sobre a cobertura da imprensa. http://migre.me/ip5JR

Na TVE será exibida uma série de 6 reportagens sobre o golpe, entre os dias 24 e 31 de março, no Jornal da TVE – 1ª e 2ª Edições, às 12h30 e às 19h30. A produção 1964: um Golpe na História conta a história de pessoas comuns que de alguma forma ajudaram na resistência à ditadura. Poderão ser conferidas histórias de quem participou das lutas no Centro do país, e conseguiu sobreviver; os locais onde os militantes presos políticos sofreram a violência praticada pelo estado: a Ilha do Presídio, o DOPS e os porões do antigo DOI-CODI. A série também vai abordar como a ação da repressão atuou dentro da maior universidade pública federal no Rio Grande do Sul; o teatro, a charge, a imprensa, e a censura. E a transição para os dias em que as liberdades individuais estão preservadas. A série tem produção, roteiro, e direção de Ana Brenner e Daniela Bonamigo. A locução é de Thaís Baldasso e as imagens são de Beto Azevedo com o apoio de Cláudio Roberto Petraco.

Também serão apresentados os programas Frente a Frente (27 de março, às 22h), Cidadania (31 de março, às 19h) e Mobiliza (1º de abril, às 23h30) sobre os 50 anos do golpe militar.

Na segunda-feira, 31 de março, data em que se completam os 50 anos do Golpe, a FM Cultura - 107.7 terá programação musical temática no Manhã Popular Brasileira e no Tarde Popular Brasileira: em cada do bloco da programação musical será veiculada uma música contextualizando a época em que foi composta, os principais hinos contra a ditadura, os maiores compositores e a verdadeira batalha contra a censura. Além disso, a rádio terá extensa programação destacando os seguintes temas:

Na Trilha da Tela – sábado, 29 de março, às 19h
Como o cinema brasileiro retratou o Golpe, e quais os principais diretores da época.

Tons e Letras – sábado, 29 de março, às 11h
Os destaques da literatura para os 50 Anos do Golpe de 1964.

Contracultura – sábado, 29 de março, às 20h
Como o rock abordou o Golpe de 1964.

Cultura na Mesa – segunda-feira, 31 de março, às 2h
O impacto da cobertura dos jornais antes e depois do Golpe de 1964.

Cantos do Sul da Terra – segunda-feira, 31 de março, às 13h
O programa aborda os golpes militares na Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai e o cenário musical desta época. Os artistas mais significativos, e as músicas que foram fundamentais para denunciar as torturas, os crimes, o terrorismo de Estado.


Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz