Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

18.3.14

O Vaticano “canoniza” Romero, Angelelli e Posadas Ocampo

Notícias » Notícias


O Vaticano "canoniza" Romero, Angelelli e Posadas Ocampo

São os três bispos mártires da América Latina. No México, em El Salvador e na Argentina, vítimas da ditadura e da defesa do Evangelho dos pobres e para os pobres. Reivindicados por esta primavera da Igreja, Óscar Romero, Enrique Angelelli e Juan Jesús Posadas Ocampo acabam de ser reconhecidos pela Pontifícia Comissão para a América Latina como "vítimas, por serem fiéis à opção preferencial pelos pobres".

 
Fonte: http://bit.ly/1mMEHMO  

A reportagem é de Jesús Bastante e publicada no sítio Religión Digital. A tradução é de André Langer.

Foi o que disse o cardeal Leonardo Sandri durante a missa que celebrou na manhã desta sexta-feira no Vaticano. "Queria comemorar três pastores, desde já sem antecipar-me ao juízo da Igreja e sem dar às palavras 'martírio' e 'mártir' uma significação canônica e teológica e evitando qualquer interpretação política".

O cardeal Juan Jesús Posadas Ocampo, arcebispo de Guadalajara, México, assassinado no dia 24 de maio de 1993. O arcebispo Óscar Arnulfo Romero, arcebispo de San Salvador, assassinado no dia 24 de março de 1980 ("a causa da canonização de mons. Romero foi introduzida e esperamos logo vê-lo como modelo para toda a Igreja", acrescentou Sandri), e, especialmente, o bispo Enrique Angelelli, bispo de La Rioja, Argentina, morto no dia 04 de agosto de 1976, em um suspeito acidente de carro e em um contexto de coragem de bispo. "Dele recordo hoje não somente a paixão, mas o convencimento de que sua morte foi por ser defensor de Deus, da pessoa humana e do Evangelho", apontou o cardeal argentino.

Citando o exemplo destes três pastores, vêm à memória as palavras de Bento XVI: "O mártir é uma pessoa sumamente livre, livre diante do poder, livre diante do mundo; uma pessoa livre, que em um ato definitivo doa a Deus toda a sua vida", acrescentou o cardeal Sandri.

Finalmente, o responsável pela Comissão para a América Latina incidiu na fé "do Povo de Deus na América Latina, que Aparecida convoca para ser discípulo e missionário, e o do Oriente cristão, convocado, depois do Sínodo Especial para o Oriente Médio, à comunhão e ao testemunho".

http://www.ihu.unisinos.br/noticias/528804-o-vaticano-canoniza-romero-angelelli-e-posadas-ocampo

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz