Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

26.3.14

Fundação Piratini comemora aniversário da TVE e FM Cultura com inauguração do Parque de Transmissores

Fundação Piratini comemora aniversário da TVE e FM Cultura com inauguração do Parque de Transmissores

Para celebrar o aniversário de 40 anos da TVE e 25 anos da FM Cultura, a Fundação Piratini inaugura na próxima quinta-feira (27) o novo Parque de Transmissores, localizado no Morro da Polícia. O ato, que contará com a presença do governador Tarso Genro, marca o início oficial da transmissão da TVE em tecnologia digital e em alta definição e a instalação dos novos transmissores da TV e FM Cultura.

Os novos equipamentos garantem que a TVE transmita para 4 milhões milhões de gaúchos de 60 municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre e arredores o sinal digital e em alta definição (veja instruções de como sintonizar o sinal digital abaixo). A rádio também terá seu alcance ampliado para 4 milhões de ouvintes da mesma região, que terão a possibilidade de sintonizar a emissora pública pela frequência 107,7 MHz. A FM Cultura também pode ser ouvida por meio de outros dispositivos como celular, tablets, smartphones e pelo site www.fmcultura.com.br, de qualquer lugar onde haja conexão com a internet.

Nos últimos anos, a TVE e a FM Cultura passaram por um intenso processo de reestruturação técnica, de pessoal e administrativa. Esse processo iniciou em 2011 com a atual gestão. Antes disso, não havia qualquer projeto de modernização em nenhuma área da Fundação Cultural Piratini. A atual administração, em quatro anos, terá investido mais de R$ 12 milhões para a modernização da TVE e FM Cultura. Ao final de 2014 essa reestruturação estará consolidada com a realização do concurso público em maio e a contratação de 98 novos funcionários.

Antigo gerador encontrado no Parque de Transmissores da TVE e FM Cultura no início de 2011. Local era utilizado para depositar equipamentos que não funcionavam mais.

A recuperação do Parque de Transmissores das emissoras públicas faz parte dos Projetos Estratégicos do Governo, o que demonstra o apoio dessa gestão à radiodifusão pública. Esses novos equipamentos não apenas ampliam a qualidade de transmissão de áudio e vídeo dos canais como também incrementam seu alcance. A próxima etapa será a digitalização da rede de retransmissoras da TVE no interior do estado. Os investimentos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul para a aquisição unicamente dos novos transmissores e obras estruturais no Morro da Polícia somaram R$ 2,5 milhões.

Novo transmissor digital da TVE.

Como sintonizar a TVE digital

Para sintonizar o sinal digital aberto da emissora pública do Estado, é necessário que o telespectador selecione o menu de TV digital (os que não têm reconhecimento automático) e realizem uma nova busca. O canal da TVE no sistema digital é o 30, porém, os aparelhos interpretarão a informação mostrando o canal 7.1. Para os televisores que não possuem uma antena acoplada é necessária a instalação de uma antena. Confira instruções abaixo.

Antena

Em Porto Alegre, utilizar antena interna. Fora de Porto Alegre, utilizar antena externa.

Para captar o sinal digital da TVE, pode-se utilizar uma antena tipo LOG periódica, direcional, tendo que ter sua parte frontal (mais fina) apontada para a origem do sinal (Morro da Polícia, no caso de Porto Alegre).

Em situações onde o local de recepção seja próximo ao local de origem do sinal, pode ser utilizada a antena interna. Havendo dificuldade para captaçaõ do sinal é recomendável posicionar a antena em locais como sacadas ou áreas de serviço (protegidos).

Considera-se como próximo ao local de geração, o município de Porto Alegre e da Região Metropolitana, de onde se possa avistar o Morro da Polícia com facilidade.

Outra forma de captar o sinal da TVE Digital é por meio do ONE-SEG, que é o serviço destinado  aos aparelhos móveis: celular, GPS, tablets, entre outros.

Usando a Net, a TVE pode ser sintonizada pelo canal 7.

http://www.tve.com.br/2014/03/fundacao-piratini-comemora-aniversario-da-tve-e-fm-cultura-com-inauguracao-do-parque-de-transmissores/

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz