Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

28.3.14

Contrato com o Inter permite à Fifa instalar estruturas temporárias e cobrar do clube após a Copa do Mundo - Copa 2014 - ZH Esportes

Reembolso27/03/2014 | 19h22Atualizada em 27/03/2014 | 20h20

Contrato com o Inter permite à Fifa instalar estruturas temporárias e cobrar do clube após a Copa do Mundo

Segundo documento obtido por Zero Hora por meio da Lei de Acesso à Informação, discussão posterior seria na Câmara de Comércio de Zurique, na Suíça


Vitorio Píffero e Jérôme Valcke assinaram aditivo ao contrato Foto: Reprodução

Assinado pelo então presidente do Inter, Vitorio Píffero, e pelo secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, o aditivo ao contrato para sediar a Copa do Mundo no Beira-Rio prevê que o clube se responsabilize por toda a operação dos jogos e pela instalação das estruturas temporárias.

Porém, prevê uma saída para que o evento seja realizado mesmo que a busca por empresas interessadas em bancar os custos, estimados em R$ 25 milhões, não dê em nada: a Fifa poderia instalar os equipamentos e depois cobrar do Inter.

A cláusula 31 do aditivo inclui, no Contrato Para Sediar original, a determinação de que, se a "Stadium Authority" — o Inter — deixar de cumprir obrigações do contrato, a Fifa ou o COL podem realizar essas tarefas e, depois, o clube reembolsar a entidade.

O assunto chegou a ser discutido durante as negociações para a resolução do problema das estruturas temporárias, mas foi descartado pela Fifa.

— A Fifa nunca manifestou interesse de pagar e depois cobrar do Inter. Questionamos todas as possibilidades, desde quando começamos a questionar valores e condições do Inter de arcar com as estruturas. Um dos equívocos desse processo foi a Fifa usar um contrato padrão para as 12 sedes, enquanto havia nove estádios públicos e três privados — diz o coordenador-executivo do Comitê Gestor da Copa no Estado, Maurício Nunes Santos, presente em quase todas as reuniões que discutem o assunto.

Obtido com o Ministério Público Estadual na tarde desta quinta-feira por meio da Lei de Acesso à Informação, o aditivo ao contrato também afirma que disputas serão resolvidas na Câmara de Comércio Suíça, em Zurique.

O documento detalha as responsabilidades de Inter e Fifa na Copa. Entre vários itens, estão o fornecimento de áreas operacionais, de imprensa e de hospitalidade, estrutura de internet e telecomunicações, energia elétrica, água, esgoto, banheiros e recolhimento de lixo.

A negativa da Fifa em bancar as estruturas e, depois, ser ressarcida, pressionou prefeitura da Capital e governo estadual, principais organizadores da Copa no Rio Grande do Sul, a encontrar uma forma de financiar os equipamentos complementares.

Apesar de o poder público não constar do documento, um acordo de cavalheiros o teria incluído como corresponsável, de acordo com o Comitê Organizador Local (COL).Em ofício de agosto de 2013, o COL cobra do Inter, prefeitura e Estado, providências sobre o assunto, que se arrasta até hoje.

Entre outras responsabilidades do Inter para a Copa definidas no contrato, estão a operação do estádio mesmo durante o Mundial, fornecendo equipamentos e pessoal. No documento, há a previsão até de que o clube negocie, em conjunto com autoridades locais, a desocupação de áreas que vão formar a zona de exclusão da Fifa — tarefa que vem sendo realizada, na maioria das vezes, pela prefeitura.

 

Clube não deve ser alvo de ação do MP

O Ministério Público do Rio Grande do Sul vai informar os valores investidos em estruturas temporárias ao Ministério Público Federal, que move ação contra a Fifa pedindo ressarcimento de recursos públicos. Segundo o promotor Nilson de Oliveira Rodrigues Filho, o Inter não é alvo da ação judicial.

— Esse é o contrato da Fifa com o Inter. Quem promove o evento e se utilizará das temporárias fornecidas pelo poder público é a Fifa. Se a Fifa quiser, que depois processe o Inter — diz Rodrigues Filho.

Caso a ação do Ministério Público Federal movida em Brasília seja deferida, poderia haver devolução de valores ao Estado, considera o promotor.


http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/esportes/copa-2014/noticia/2014/03/contrato-com-o-inter-permite-a-fifa-instalar-estruturas-temporarias-e-cobrar-do-clube-apos-a-copa-do-mundo-4458149.html

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz