Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

18.8.12

Maria da Conceição Tavares acredita em crescimento de 3% | Brasilianas.Org

Maria da Conceição Tavares acredita em crescimento de 3%

Do O Globo

Maria da Conceição Tavares: Brasil cresce 3% em 2012

Economista acredita que avanço está associado à dinâmica do mercado de trabalho

RIO - A economista Maria da Conceição Tavares disse na sexta-feira que a economia brasileira deve encerrar 2012 com crescimento de 3%. Uma expansão, segundo ela, bastante associada à dinâmica do mercado de trabalho do país - que, com aumento dos empregos com carteira assinada e crescimento da renda, vem sustentando a demanda interna. A professora da UFRJ, de 82 anos, proferiu palestra de encerramento do primeiro Congresso de Desenvolvimento do Centro Celso Furtado, no BNDES.

- É provável, com esse segundo semestre melhor, que tenhamos um crescimento em torno de 3%. Mais do que isso eu duvido. Se fosse seguir a tendência do primeiro semestre não chegaríamos a lugar algum, Mas 3% não são um crescimento ruim. É metade do que deve ser visto na China (6%) nesse ano.

Para estimular o crescimento, Maria da Conceição defende uma drástica redução da taxa de juros. Isso porque, como as taxas de juros baixas e até negativas mundo afora, o Brasil se torna terreno fértil para capital especulativo.

- Sou a favor de uma redução drástica da taxa de juros. Eu levaria a taxa a 3%.

Em sua avaliação, a turbulência internacional não pegou o Brasil "de calças curtas". Mas, para ela, "não há como não temer o encrudescimento da crise". E, diante do cenário internacional, ela prevê um cenário de estagnação econômica, principalmente na Europa, ou ainda uma recessão prolongada.

- Estou moderadamente otimista sobre nossa capacidade de resistir. Em relação ao mundo, estou pessimista. É a maior crise desde 30 e espero que essa crise não termine como a outra, em guerra, o que acho pouco provável - disse ela. - Nós não estamos debaixo do vendaval. O emprego (no Brasil) continua. Para manter o pleno emprego, era preciso crescer 5%. Temos pleno emprego no país com crescimento de 3%.

Para ela, especialmente em tempos de crise lá fora, "a manutenção dos empregos é fundamental". E esse cenário do trabalho vem ocorrendo, a despeito da ociosidade que atingiu a indústria brasileira.

- Temos um mercado interno e um mercado interno em expansão. Se mantivermos o emprego, os salários crescentes, e o crédito esse mercado interno vai se expandir mais. Não tem inadimplência alguma.

Em caso de agravamento dos reflexos da crise no país, Maria da Conceição disse que o país tem como se defender:

- Aí, vale protecionismo, ajustes fiscais, segura cambio, juro baixo.

Ainda que a economista considere fundamental projetos de infraestrutura, ela vê com desconfiança as Parceria Público Privada (PPPs) - que serão usadas no pacote anunciado pelo governo nesta semana. Ela lembrou que o programa que não deu certo no governo Fernando Henrique Cardoso.

- Mas pode ser que dê certo agora, tem que ter cuidado, é um risco - disse ela, acrescentando que, para ter PPP, será preciso atrair estrangeiro. - E a chinesada está de olho nos recursos naturais.



http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/maria-da-conceicao-tavares-acredita-em-crescimento-de-3?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz