Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

9.8.12

Altamiro Borges: Sean Penn no comício de Chávez

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Sean Penn no comício de Chávez

Por Altamiro Borges

A campanha pela reeleição de Hugo Chávez à presidência da Venezuela ganhou importante reforço neste final de semana. O ator estadunidense Sean Penn, ganhador de dois Oscar - "Sobre meninos e lobos", em 2003, e "Milk", em 2008 -, fez  questão de participar de um comício do líder bolivariano em Valencia, no interior do país. "Somos todos americanos, eles [dos EUA] são do Norte e nós, do Sul. Muito obrigado por nos visitar de novo, caro amigo", afirmou Chávez, dirigindo-se carinhosamente ao astro hollywoodiano.

Sean Penn subiu no caminhão improvisado de palanque, deu um abraço no presidente venezuelano e acenou à multidão entusiasmada. O ator, diretor e roteirista é uma das vozes críticas da política agressiva dos EUA. Conhecido por seu ativismo social e por sua ação internacionalista, Penn criou uma fundação para ajudar na reconstrução do Haiti, sempre criticou as invasões do Iraque e do Afeganistão e, recentemente, defendeu a soberania da Argentina sobre as Ilhas Malvinas. Ele também é um ácido opositor do Partido Republicano.

A cobertura da mídia colonizada

A mídia colonizada do Brasil evita dar destaque para a empolgante campanha pela reeleição de Chávez. Em seus editoriais, os jornalões insistem em rotulá-lo de "ditador" e "populista". Na semana passada, o Estadão chegou a insinuar, sem apresentar provas e de forma criminosa, que o líder bolivariano faz parte de um cartel de narcotraficantes. Nas tevê, alguns patéticos "calunistas" se esforçam para estigmatizar Hugo Chávez. Na prática, a mídia colonizada não informa - ela faz campanha aberta em favor do ricaço Henrique Capriles.

A cobertura não reflete a campanha eleitoral no país vizinho. As últimas pesquisas apontam vitória folgada de Hugo Chávez. A cada dia que passa, a sua campanha ganha novas adesões e os comícios diários juntam milhares de pessoas. Em várias partes do mundo - como no Brasil - estão sendo formados comitês de apoio à reeleição do líder bolivariano. Mesmo assim, a mídia colonizada tenta difundir a imagem de que a eleição será acirrada. Tão servil aos EUA, ele esconde até o apoio militante de um astro de Hollywood.
http://altamiroborges.blogspot.com.br/2012/08/sean-penn-no-comicio-de-chavez.html

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz