Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

4.11.11

Susan Andrews na abertura do 2º Fórum Social Mundial da Serra Gaúcha

http://www.olaserragaucha.com.br/noticias/geral/15598/Susan-Andrews-na-abertura-do-2-Forum-Social-Mundial-da-Serra-Gaucha-em-Bento-Goncalves.html

Susan Andrews na abertura do 2º Fórum Social Mundial da Serra Gaúcha, em Bento Gonçalves

Psicóloga e antropóloga estará nesta sexta, 4, falando sobre 'Felicidade Interna Bruta'

Pessoas mais felizes têm sistemas imunológicos mais fortes, diz Susan.

O 2º Fórum Social Mundial (FSM) da Serra Gaúcha inicia na próxima sexta-feira, 4, em Bento Gonçalves, propondo uma ampla discussão sobre um modelo alternativo e sustentável de desenvolvimento regional.

A Casa das Artes, Ginásio Municipal e entorno serão cenários para diversos eixos que abordarão temas como participação popular e cidadania, saúde, diversidade religiosa e de gênero, meio ambiente entre outros.

A abertura Oficial ocorre às 19h, no Ginásio Municipal de Esportes, com a palestra da psicóloga e antropóloga Susan Andrews, doutora pela Universidade de Harvad (EUA), que falará sobre a FIB (Felicidade Interna Bruta). Este conceito foi desenvolvido na década de 1970 em Butão, pequeno país do Himalaia e está baseado na premissa de que o objetivo principal de uma sociedade deve ter seu alicerce na integração do desenvolvimento material com o psicológico, o cultural e o espiritual, sempre em harmonia com a natureza.

Segundo Susan, comprovadamente, pessoas mais felizes têm sistemas imunológicos mais fortes, têm melhor desempenho no trabalho, adoecem menos, vivem mais, têm casamentos mais sólidos. Por outro lado, a depressão se tornou uma das principais doenças da sociedade contemporânea.

O deputado federal Pepe Vargas participará da principal mesa de debates do Fórum. "Outro Modelo de Desenvolvimento é Possível. Que Serra Gaúcha Queremos? Sustentabilidade e Meio Ambiente" serão discutidos no Ginásio de Municipal de Esportes, a partir das 10h15min do próximo sábado (05.11). Pepe falará sobre as políticas de desenvolvimento regional. O historiador Roberto do Nascimento falará sobre a presença do Estado no desenvolvimento regional da Serra Gaúcha. O secretário Geral da Federação Nacional dos Trabalhadores na Indústria Têxtil e ex-deputado federal do Equador Fabian Mello abordará o tema "Outro modelo de desenvolvimento é possível".

As inscrições para o Fórum (participação nos debates e Acampamento da Juventude) podem ser feitas pelo site www.fsmserragaucha.com.br ou no período do evento, no local. Informações pelo email forumsocialdaserra@gmail.com.

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz