Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

22.11.11

Secretário alerta para informações falsas em campanhas contra Belo Monte

Márcio Zimmermann, do Ministério de Minas e Energia, defende que projeto da usina foi o mais estudado da história do País

22 de novembro de 2011 | 13h 28

·         Notícia

·         Eduardo Rodrigues e Renata Veríssimo, da Agência Estado

BRASÍLIA - O secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia (MME), Márcio Zimmermann, defendeu nesta terça-feira, 22, a construção da usina de Belo Monte , no Pará, que vem sendo alvo de diversas campanhas de ambientalistas e movimentos sociais contrários ao projeto. Zimmermann considerou "saudável" a discussão em torno da usina, mas alertou que muitas informações que têm sido veiculadas nessas campanhas não são verdadeiras.


"Não podemos nos iludir com determinados assuntos e textos preparados de forma leviana. É importante que as pessoas procurem se informar sobre o que é realmente o projeto", disse o secretário durante evento de balanço da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2). De acordo com ele, a usina de Belo Monte foi a hidrelétrica mais estudada da história do País, com início ainda na década de 1980. "Apesar disso, o governo aprofundou os estudos desde 2005, quando o plano para a construção foi aprovado", completou.

Zimmermann garantiu que o governo continuará explorando o potencial hídrico do País, para que o Brasil possa continuar a manter uma matriz energética majoritariamente limpa e renovável, minimizando os impactos gerados nesse modelo. "São empreendimentos que vão durar 100 ou 200 anos, ao contrário das usinas térmicas que duram 40 ou 50 anos", acrescentou.

Já a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, destacou que no caso específico de Belo Monte, nenhum indígena será retirado das terras demarcadas e também negou que parte do Parque Nacional do Xingu possa ser alagada. "Belo monte não é cara e nem ineficiente, e é fundamental para o País", completou. "Uma equipe do governo acompanha de perto o desenvolvimento das ações para que o consórcio cumpra todos os condicionantes impostos pelo licenciamento ambiental", concluiu.

http://economia.estadao.com.br/noticias/negocios%20energia,secretario-alerta-para-informacoes-falsas-em-campanhas-contra-belo-monte,93172,0.htm

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz