Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

7.11.11

Os opostos na Nicarágua e Guatemala

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

 

Os opostos na Nicarágua e Guatemala

 

Por Altamiro Borges

 

Neste domingo (6) ocorreram duas importantes eleições presidenciais na América Central. Os resultados evidenciam o quadro de polarização política nesta sofrida região, considerada pelos EUA como seu “quintal”. Apesar de todo o bombardeio midiático, o império foi derrotado na Nicarágua. No outro extremo, ele garantiu a manutenção de um carrasco aliado na Guatemala.

 

Sandinistas confirmam sua força

 

Os primeiros resultados oficiais da apuração na Nicarágua indicam que o ex-guerrilheiro sandinista Daniel Ortega conquistou a sua reeleição com mais de 60% dos votos. O candidato da direita, o dono de rádios Fabio Gadea, surge em segundo lugar, como 25% dos sufrágios. A oligarquia local e os EUA tentaram melar o pleito, difundindo que a reeleição seria “ilegítima e inconstitucional”.

 

Mas os nicaragüenses deram legitimidade do pleito. Apesar das contradições da gestão sandinista, a sensação no país de melhora nas condições econômicas e sociais. Vários programas públicos garantiram a redução da miséria, o combate ao analfabetismo e a geração de emprego. Os graves problemas estruturais do país não foram enfrentados, mas o sentido do governo é progressista.

 

General carrasco e aliado dos EUA

 

Já na Guatemala, os primeiros resultados das urnas confirmam a manutenção do status quo e da subserviência aos EUA. O general reformado Otto Pérez Molina obteve 54% dos votos no segundo turno, derrotando o empresário Manuel Baldizón. Ex-integrante da Kaibil, tropa de elite responsável pelo massacre da guerrilha no país, Molina é acusado por atentar contra os direitos humanos.

 

Ele foi chefe do extinto Estado-Maior Presidencial (EMP) durante a ditadura de Ramiro de León Carpio (1993-1996) e se projetou ao assinar o acordo de paz com a guerrilha guatemalteca em 29 de dezembro de 1996. Aliado dos EUA, ele comandou a violência contra os povos indígenas na região de Ixil, no noroeste da Guatemala, onde foram registradas centenas de execuções e torturas.

 

Postado por Miro às 10:24

 

http://altamiroborges.blogspot.com/2011/11/os-opostos-na-nicaragua-e-guatemala.html?spref=tw

 

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz