Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

30.11.11

Roque Grazziotin recebe o título de Cidadão Caxiense

A solenidade homenageou a sua longa carreira política e religiosa

 

  Foto: Vanessa Gomes

 

A extensa carreira política e religiosa do padre Roque Grazziotin foi um dos diversos motivos que o levaram a conquistar o título de Cidadão Caxiense, entregue na noite desta terça-feira (29/11), no plenário da Câmara Municipal. O presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul recebeu a honraria por meio de requerimento proposto pela vereadora Denise Pessôa/PT.

 

Ao enfatizar partes da trajetória de Roque, a parlamentar o classificou como propulsor de uma vanguarda na política caxiense. Denise disse que ele quebrou paradigmas, por exemplo, ao participar da fundação do Partido dos Trabalhadores e ao se candidatar a prefeito, no município, em 1988, pelo PT. Roque é motivo de orgulho para todos nós, enfatizou.

 

Após receber o diploma de Cidadão Caxiense do presidente da Casa, Marcos Daneluz, o homenageado lembrou a educação que recebeu desde a infância, pautada na disciplina. Escolhi ser padre com alegria e convicção, destacou. Grazziotin citou a contribuição que o falecido Papa João Paulo II deixou para a Igreja Católica. Salientou, ainda, que sempre se indignou com as injustiças sociais. Para ele, é fundamental buscar novas formas que sirvam como alternativa à cultura individual.

 

A deputada estadual Marisa Formolo/PT ressaltou o trabalho que o homenageado desenvolveu como parlamentar, na Assembléia Legislativa, de 1999 a 2003.

 

Para o Bispo Dom Alessandro, além de todos os méritos pela sua carreira, Grazziotin sempre atuou sem se esquecer de que é um padre.

 

O secretário municipal da Receita, Ozório Rocha, disse que, mesmo tendo sido oposicionistas, em determinados momentos, ambos nunca deixaram de cultivar a amizade. Leu, ainda, mensagem de saudação do prefeito José Ivo Sartori.

 

Roque Grazziotin nasceu em Antônio Prado, em 7 de maio de 1946, e estudou no seminário de Nossa Senhora Aparecida, de Caxias do Sul. Iniciou o Curso de Filosofia em 1964, no Seminário Maior de Viamão, e formou-se como Licenciado em Filosofia, em 1969, pela Faculdade Católica, de Filosofia, Ciências e Letras de Bagé.

 

Desde fevereiro de 1973, quando foi ordenado padre, vem atuando em diversas comunidades de Caxias do Sul. Em 1979 e 1980, ajudou a organizar o Setor Norte de Pastoral da cidade de Caxias do Sul, compreendido pelos bairros Fátima, Pioneiro e Santa Fé.

 

Nas eleições de 1998, foi eleito deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores, com 29.113 votos. Ao longo de seu mandato, na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, de 1999 a 2003, sempre atuou na Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, da qual foi presidente de 2000 a 2003.

 

29/11/2011 22:18
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


 

http://www.camaracaxias.rs.gov.br/site/?idConteudo=56&idNoticia=3309

 

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz