Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

21.11.11

NOTA PÚBLICA - Sobre o assassinato do líder Guarani-Kaiowá Nísio Gomes na manhã desta sexta-feira (18) - Secretaria de Direitos Humanos

Data: 18/11/2011

 

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS

CONSELHO DE DEFESA DOS DIREITOS DA PESSOA HUMANA – CDDPH

NOTA PÚBLICA

 

Sobre o asssasinato do líder Guarani-Kaiowá Nísio Gomes na manhã desta sexta-feira (18) por homens encapuzados, entre as cidades de Amambai e Ponta Porã, Mato Grosso do Sul, o Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana vem a público manifestar:

 

 

1 – Repúdio à violência que resultou na morte do cacique Nisio Gomes. Trata-se de uma afronta aos Direitos Humanos dos povos indígenas no Brasil.

 

 

2- A Secretaria de Direitos Humanos recebeu informações preliminares de que o corpo do líder Guarani-Kaiowá teria sido levado em uma caminhonete para local desconhecido. Além disso, outros dois membros da comunidade também teriam sido levados pelos pistoleiros, sendo uma mulher e uma criança de cinco anos. Com base nessas informações, o Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana desta Secretaria encaminhou à Polícia Federal e às autoridades estaduais de segurança solicitação de prioridade absoluta para investigação e resolução do caso.

 

 

3- O Conselho reafirma a proteção e a defesa dos direitos dos povos indígenas como um dos campos mais antigos de atuação desse colegiado. Diante disso, considera que toda e qualquer violência contra integrantes das comunidades indígenas deve ser condenado com veemência. Os assassinatos e outros crimes cometidos contra esses povos não devem ficar impunes. O CDDPH alerta também às autoridades para a importância de que a criminalização não recaia sobre os povos que estão lutando legitimamente pela garantia de seus direitos e sofrem perversos preconceitos.

 

 

4 – O CDDPH considera que a região de Dourados, no Mato Grosso do Sul é um dos palcos mais grave de conflitos entre indígenas e fazendeiros no país. Esse assassinato não é caso isolado, mas sim de violência sistemática contra os povos indígenas na região, que vivem em uma situação de confinamento humano e extrema pobreza.

 

 

5 – O Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e da Fundação Nacional do Índio e o Governo Estadual do Mato Grosso do Sul encontram-se em constante diálogo para celebrar e implementar o mais breve possível, um Acordo de Cooperação Técnica para o desenvolvimento de ações integradas de segurança pública com cidadania nas terras indígenas do Cone Sul do Estado do Mato Grosso do Sul.

 

 

6 – O Governo Federal e o CDDPH não medirão esforços para fazer cessar práticas desumanas de execução sumária e não poupará esforços para identificação e responsabilização dos criminosos. O Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana se deslocará para a região e acompanhará a situação in locu para dar apoio às famílias indígenas que permanecem no local a fim de garantir a vida e a integridade física e moral dessas comunidades.

 

Brasília/DF, 18 de novembro de 2011.

 

 

 

MARIA DO ROSÁRIO NUNES

Ministra de Estado-Chefe da Secretaria de Direitos Humanos

Presidente do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana

 

 

http://www.direitoshumanos.gov.br/2011/11/nota-publica-sobre-o-asssasinato-do-lider-guarani-kaiowa-nisio-gomes-na-manha-desta-sexta-feira-18

 

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz