Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

18.6.10

TV BRASIL | 20 a 26 de junho de 2010

Leia o boletim de 20 a 26 de junho de 2010

A'Uwe

20/06

Confira três documentários do projeto Vídeo nas Aldeias

 

O A'Uwê deste domingo (20) abre espaço para mostrar uma série de filmes muito especial, Cineastas Indigenas. Frutos do projeto Vídeo nas Aldeias, são três documentários curta-metragem no total: O dia em que a lua menstruou, Os Kuikuro se apresentam, e O manejo da câmera. O trio é resultado do trabalho e da sensibilidade dos índios da Associação Indígena Kuikuro do Alto Xingu, a AIKAX, sob a liderança do cacique Afukaká, e do Documenta Kuikuro, o DKK.

O dia em que a lua mensturou, de 2004, documenta uma ocasião, durante uma oficina de vídeo na aldeia Kuikuro, em que um eclipse ocorrre. A dança e o canto que são despertados a partir deste fenômeno são registrados. Nos breves sete minutos de Os Kuikuro se apresentam, de 2007, a tribo conta sua história, dos primeiros antepassados até as mudanças de vida no mundo contemporâneo, passando pelos tempos de conflitos com os brancos. Em O manejo da câmera, também de 2007, o cacique Afukaká fala sobre a sua preocupação com as mudanças na cultura da aldeia em o desafio de registar as tradições de seu povo. Ao mesmo tempo, os jovens cineastas que fazem o filme relatam a sua própria experiência durante a feitura desta obra.

Apresentação Marcos Palmeira
Direção Laine Milan
Assistência de Direção Mariana Del Grande
Produção Executiva Leila Chagas

Horário: Domingos, às 16h 

 

Ver TV

20/06

Propagandas perigosas

Desde 2000, os cigarros foram banidos dos comerciais no Brasil. Mas, apesar da automedicação ser uma prática recorrente e de 6% de toda a venda de bebida alcoólica do país ser consumida por adolescentes de 14 e 17 anos, a propaganda de medicamentos e bebidas alcoólicas continua presente nas telinhas. A publicidade tem alguma coisa a ver com esses dois comportamentos?

O Ver TV deste domingo (20) levanta o debate, que conta com a opinião do médico José Ruben de Alcântara Bonfim, coordenador-executivo da Sociedade Brasileira de Vigilância dos Medicamentos; do professor de Publicidade e Propaganda, Eneus Trindade Barreto Filho, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP); e do advogado Alan Vendrami, doutorando em ciências da saúde e pesquisador da publicidade de bebidas alcoólicas.

Apresentação Lalo Leal
Direção Alessandra Esteves
Produção executiva Lígia Borges e Naitê Almeida
Realização da TV Câmara em parceria com a TV Brasil, com apoio da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados

Horário: Domingos, às 17h.  

 

 

 

CINE ibermedia

20/06

25 Watts

 

O filme uruguaio 25 Watts é a atração da série Cine Ibermedia que a TV Brasil exibe neste domingo (20), às 23h. Dos mesmos diretores e produtores de Whisky, é considerado um dos melhores filmes da cinematografia uruguaia.

25 Watts conta a história de três jovens ociosos, Javi (Jorge Temponi), Seba (Alfonso Tort) e Leche (Daniel Hendler), que passam os dias perambulando pelos bairros de Montevidéo, num estado de desânimo crônico. Em um país sem grandes perspectivas para os jovens, suas vidas parece dar voltas no mesmo sentido, sem ter o que fazer e sem motivação para estudo ou trabalho.

Leche tem que estudar para uma prova de italiano, mas a sua paixão pela professora dificulta a concentração. Javi se vê obrigado a dirigir um carro de publicidade de uma fábrica de massas, além de ouvir comentários do insuportável filho do patrão. Seba, um pouco desajustado de tudo, tenta alugar um filme pornográfico para ajudar a passar o tempo.

Em 2001, 25 Watts ganhou o prêmio de Melhor Filme na competição Latina do Festival de Gramado. No exterior, recebeu prêmios em diversos festivais, entre eles, Havana, Roterdam, Valencia, Bogotá, Buenos Aires, Lima e Barcelona.

Ano 2001. Gênero: Drama. Origem: Uruguai. Direção: Juan Pablo Rebella, Pablo Stoll. Idioma: espanhol. Elenco: Daniel Hendler, Jorge Temponi, Alfonso Tort, Valentín Rivero, Valeria Mendieta, Roberto Suárez, Carolina Presno, Walter Reyno.

Os longas da série Cine Ibermedia estão sendo exibidos simultâneamente nos canais de televisão pública dos 17 países envolvidos no projeto.

Não recomendado para menores de 14 anos

Horário: Domingo, às 23h 

 

Almanaque Brasil

26/06

Um programa que não é só pra inglês ver

 

No Almanaque Brasil deste sábado (19), os apresentadores Luciana Mello e Robson Nunes dão destaque para os olhares estrangeiros sobre o Brasil. De Pero Vaz de Caminha passando pelo Papa João Paulo II e Albert Einstin, eles mostram um olhar diferente de cada um deles sobre o país.

No quadro Ciência Doméstica, o programa apresenta uma grande matéria sobre o tema tempo. Mostra como são as previsões populares sobre frio, calor ou chuva. Curiosidades engraçadas dão a previsão do tempo na cultura popular, como pássaro cantando, calo doendo e outros.

A música Aquarela, do compositor Toquinho, inspirou um comercial que marcou época e que o Almanaque vai resgatar. O Planeta Fome, citação da cantora Elza Soares, então com 16 anos, em um programa apresentado por um grande compositor brasileiro, acabou ajudando no surgimento da nova estrela.

Um papo cabeça e aventureiro com o navegador Amyr Klink, que fala sobre pular muros. Ele também conta um pouco da sua vida e de suas expectativas para alcançar a simplicidade.

Mariana Aydar solta a voz no Cantos do Brasil e fala sobre sua trajetória e a influência que recebeu de seus pais. Além de tudo isso, o Almanaque Brasil deste sábado também tem curiosidades e enigmas saídos do Almanaquias, bem como do Brasiliômetro, o famoso teste de brasilidade.

Horário: Sábados, às 19h  

 

 

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz