Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

22.6.10

INFORME - Plenário da Câmara dos Deputados recebe o nome de Adão Pretto

Plenário da Câmara dos Deputados recebe o nome de Adão Pretto

Amanhã (23/6), às 18h, o plenário 9 da Câmara dos Deputados, onde funciona a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, receberá um novo nome. Em homenagem a todos os que lutam por justiça social, o plenário será inaugurado com o nome de Adão Pretto, uma homenagem ao parlamentar camponês que pautou durante toda sua vida pública a Reforma Agrária dentro do Congresso Nacional.

Proposta pelos deputados Beto Faro (PT-PA) e Eduardo Amorim (PSC-SE), a nomeação do plenário fará parte de homenagens que serão feitas a Adão Pretto neste mês pelas comissões às quais se dedicou.

"Adão Pretto faz parte da nossa memória histórica. É um exemplo de coerência e de luta em favor dos pobres do campo. Nos sentimos orgulhosos por termos tido este companheiro nas trincheiras da Reforma Agrária. Ficamos felizes que um Sem Terra seja reconhecido neste Congresso por sua história de vida", disse José Batista de Oliveira, integrante da coordenação nacional do MST.

Na ocasião, a Via Campesina também fará sua homenagem a Adão Pretto.

Um lutador

Adão Pretto  foi pequeno agricultor. Iniciou sua militância política nas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e na Comissão Pastoral da Terra. Foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Miraguaí e fundador da CUT Celeiro. Ajudou a fundar o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) do Rio Grande do Sul.

Em 1986, eleito deputado estadual constituinte pelo PT gaúcho, presidiu a CPI da Violência no Campo na Assembléia Legislativa, em 1987, e liderou a bancada estadual do PT. Em 1987, recebeu o Prêmio Springer AL/RS, como deputado destaque. Foi eleito deputado federal por cinco mandatos, sempre defendendo a Reforma Agrária e os direitos humanos.

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz