Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

5.6.10

Feira de Economia Solidária - em Santa Maria

6ª Feira de Economia Solidária dos Países do MERCOSUL

 

17ª FEICOOP - Feira Estadual do Cooperativismo Alternativo

 

9ª Feira Nacional de Economia Popular Solidária

 

10ª Mostra da Biodiversidade e Feira da Agricultura Familiar

 

6º Seminário Latino Americano de Economia Solidária

 

6ª Caminhada Internacional e Ecumênica pela PAZ

 

5º Levante da Juventude do RS

 

Data: 09,10 e 11 de Julho de 2010

Local: Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter

Rua Heitor Campos, snº - Santa Maria – RS – Brasil.

 

Projeto  Esperança/Cooesperança:

Rua  Silva  Jardim, 1704 

97.010-490 -  Santa  Maria  -  RS -  Brasil

Fone/Fax:  55  3219-4599 / 3223-0219/3222-8275

projeto@esperancacooesperanca.org.br

projespcooesp@terra.com.br

www.esperancacooesperanca.org.br

 

................................................................................................

 

"A FEIRA DE SANTA MARIA: UMA EXPERIÊNCIA APRENDENTE E ENSINANTE"

 

Pelo presente, enviamos à todos/as os companheiros/as da Economia  Solidária as Orientações Gerais e a  Ficha de Inscrição para os Eventos da Economia Solidária  do Mercosul, para os dias 09 a 11 de julho de 2010. Esta Feira faz parte do Programa Nacional de Feiras - Feiras em Rede, e é organizada pelo PROJETO ESPERANÇA/COOESPERANÇA da DIOCESE DE SANTA MARIA, pelo FBES, SENAES/MTE, CÁRITAS BRASILEIRA, IMS (Instituto Marista Solidariedade), FGES (Fórum Gaúcho de Economia Solidária), PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARIA e muitas organizações de Santa Maria, do Brasil e do  Mercosul e da América Latina.

 

Solicitamos que, na medida do possível, coloquem nos seus sites e divulguem por e-mail, estes Eventos para que o maior número de pessoas, Empreendimentos Solidários, Entidades parceiras e apoiadoras, possam receber estas informações e participar destes Eventos.

 

Pedimos a confirmação do site de sua Entidade, para que possamos colocar na Programação Oficial, este endereço. Favor enviar para o e-mail: projeto@esperancacooesperanca.org.br para inscrição.

 

Cada Empreendimento Solidário, Entidade parceira e apoiadora da Economia Solidária, está convidada para divulgar estes grandes Eventos Internacionais da Economia Solidária em  todas as suas Redes e Organizações  do  Brasil,  América  Latina  e  do  mundo  inteiro.

 

É importante que a Ficha de Inscrição seja devolvida até o dia 31 de maio de 2010, conforme o endereço que está em anexo. Salientamos a importância de inscrever, também as Caravanas para termos uma idéia de Empreendimentos e Entidades que vem para  os Seminários e Oficinas, além dos grupos expositores, que tem outra Ficha de Inscrição, além da inscrição para a hospedagem.

 

Sintam-se todos/as parte deste processo, bem como da divulgação e realização desta Feira. É um Evento que congrega as forças vivas da Economia Solidária e Agricultura Familiar de toda América Latina e de outros Continentes.

 

A Feira de Santa Maria: Uma Experiência Aprendente e Ensinante, faz parte da metodologia do FSM (Fórum Social Mundial) QUE FORTALECE A CONSTRUÇÃO DE "UM OUTRO MUNDO POSSÍVEL"  e de "UMA OUTRA  ECONOMIA QUE ACONTECE".

 

Esta Feira faz parte das principais atividades anuais do PROJETO ESPERANÇA/-COOESPERANÇA da Diocese de Santa Maria - RS – Brasil e da Rede de Comercialização Direta.

 

                                         Para contatos:

                                         PROJETO ESPERANÇA/COOESPERANÇA

                                         Rua Silva Jardim, 1704 -  97.010-490 – Santa  Maria  - RS - Brasil

                                         (55) 3219-4599/ 3223-0219 / 3222 8275

projeto@esperancacooesperanca.org.br

                                         www.esperancacooesperanca.org.br

 

 

"MUITA GENTE PEQUENA, EM MUITOS LUGARES PEQUENOS,

FAZENDO COISAS PEQUENAS, MUDARÃO A FACE DA TERRA"

                                                                              (Provérbio Africano)

 

................................................................................................

 

SANTA MARIA, CORAÇÃO DO RIO GRANDE DO SUL, CAPITAL

INTERNACIONAL DA ECONOMIA SOLIDÁRIA

 

AQUI, "UMA OUTRA ECONOMIA JÁ ACONTECE!"

 

Santa Maria da Boca do Monte, Coração do Rio Grande do Sul tem a imensa alegria de acolher estes grandes Eventos do Cooperativismo e da Economia Solidária do Brasil e dos Países do MERCOSUL  e em Articulação com América Latina.

 

Desde 1994, realizam-se estes importantes eventos do Cooperativismo e da Economia Solidária, em Santa Maria, a Capital da ECONOMIA SOLIDÁRIA e do COOPERATIVISMO ALTERNATIVO como "O MAIOR EVENTO DO COOPERATIVISMO ALTERNATIVO DO RS e do BRASIL" e agora com uma forte articulação da ECONOMIA SOLIDÁRIA dos Países do MERCOSUL.

 

É um grande espaço de articulação, debate, troca  de  idéias, experiências de  Comercialização Direta dos Empreendimentos Solidários da Economia Solidária, da Agricultura Familiar, das Agroindústrias Familiares, dos Catadores/as, dos Povos Indígenas, dos Trabalhadores/as do Campo e da Cidade, na Metodologia Autogestionária, do FÓRUM SOCIAL MUNDIAL e na construção de "UM OUTRO MUNDO   POSSÍVEL".

 

É, também, um grande espaço de articulação Nacional, Internacional e  Autogestionário, onde o Trabalho e a Organização Solidária, através do FBES (Fórum Brasileiro de Economia Solidária) e dos   Fóruns Regionais da Economia Solidária, estão acima do capital, motivando assim a consciência de um Comércio Justo, Consumo Ético e Solidário, no fortalecimento da SEGURANÇA ALIMENTAR NUTRICIONAL SUSTENTÁVEL, firmando práticas e convicções importantes, como a não comercialização de produtos com aditivos químicos, agrotóxicos, nenhum tipo de refrigerante ou cerveja  industrializada, e nem o  consumo  de  cigarros, motivando o consumo de produtos Naturais, Ecológicos como sucos,  caldo de cana, água potável, alimentação sadia e natural, em favor da Qualidade de Vida e  Saúde dos consumidores/as.

 

Há, também, um grande espaço da Biodiversidade, Agricultura Familiar, espaços Culturais sintonizados com a proposta da Economia Solidária, da Reforma Agrária, do Trabalho dos Catadores/as, dos  Povos Indígenas, dos Movimentos de Luta, de Resistência e da   integração da Economia Solidária e da Agricultura Familiar .

 

Nesta perspectiva se fortalecem as práticas de uma outra forma de Consumo e o Trabalho Solidário, também do uso dos bens naturais, como o grande "PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE".

 

Este espaço oportuniza e fortalece a construção de um NOVO MODELO de Desenvolvimento Solidário e Sustentável e de uma SOCIEDADE:

* Socialmente JUSTA,

* Economicamente VIÁVEL,

* Ambientalmente SADIA,

* Organizadamente SOLIDÁRIA e COOPERATIVADA,

* Politicamente Democrática, Fortalecendo a CULTURA da SOLIDARIEDADE e da PAZ, na certeza de que "UMA OUTRA ECONOMIA ACONTECE".

 

A PROMOÇÃO DOS EVENTOS: Os Eventos do Cooperativismo, da Economia Solidária, e da Agricultura Familiar são promovidos pela Diocese de Santa Maria no seu Centenário em 2010, através do PROJETO ESPERANÇA/COOESPERANÇA, BANCO DA ESPERANÇA, PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARIA, CÁRITAS BRASILEIRA, CÁRITAS – RS. Estes Eventos, tem o apoio do FBES (Fórum Brasileiro de Economia Solidária), Governo Federal através de vários Ministérios, SENAES (Secretaria Nacional de Economia Solidária), MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário), IMS (Instituto Marista de Solidariedade) e muitas Entidades parceiras, apoiadoras e patrocinadoras, com um apoio expressivo dos Veículos de Comunicação de várias regiões do Brasil e em articulação com os Países do MERCOSUL e as Redes de Economia Solidária da América Latina. Estes Eventos, tem uma integração com o Programa Nacional de Feiras/Rede Nacional de Comercialização e com a Política Nacional de Feiras e Feiras em Rede da Economia Solidária, juntamente com o FBES (Fórum Brasileiro de Economia Solidária) e os Fóruns Estaduais, Regionais e Locais de Economia Popular Solidária  e  dos  Territórios  da  Agricultura  Familiar  do  MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário).

1- NOSSA LUTA, NOSSA HISTÓRIA e NOSSOS SONHOS...

 

 

   

A 17ª FEICOOP, 6ª FEIRA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA DO MERCOSUL, a 9ª FEIRA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA, a 10ª MOSTRA DA BIODIVERSIDADE e da FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR, 6º SEMINÁRIO LATINO AMERICANO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA, são Eventos Nacionais e Internacionais das Organizações Populares, Associações, Cooperativas, Empreendimentos Solidários do Meio Urbano e Rural, no fortalecimento de POLÍTICAS PÚPLICAS, para uma ECONOMIA SOLIDÁRIA e um NOVO MODELO DE DESENVOLVIMENTO SOLIDÁRIO e SUSTENTÁVEL.

 

A ECONOMIA SOLIDÁRIA vai muito além da "RESISTÊNCIA", Exclusão Social e ao Desem-prego. Ela aponta para nova prática Econômica, ou então "a REIVENÇÃO da ECONOMIA" provando que "UMA OUTRA ECONOMIA É POSSÍVEL", capaz de criar e fortalecer Novos Empreendimentos, Gerando Trabalho e Renda, a partir do Trabalho Cooperativado, Autogestionário, com Gestão Participativa entre Homens e Mulheres que constróem um NOVO MODELO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL a partir do Trabalho Organizado e da proposta do Cooperativismo Alternativo e Autogestionário.

 

A prática da ECONOMIA SOLIDÁRIA, está fundamentada na Cooperação, na Autogestão, na Produ-ção Coletiva, na Comercialização Direta, na justa distribuição da Renda, na Solidariedade, na Agroecologia, na Agricultura Familiar, com a lógica econômica que valoriza o ser humano e o trabalho, acima  do Capital, forman-do novos "SUJEITOS" para o EXERCÍCIO DA CIDADANIA e INCLUSÃO  SOCIAL e na construção de um NOVO PROJETO DE SOCIEDADE, JUSTA, FRATERNA E SOLIDÁRIA.

 

Nosso sonho é ter uma Política Pública no Brasil à nível de Economia Solidária e de Feiras em Rede que se articulam com o  MERCOSUL, fortalecendo as Organizações do campo e da cidade.

 

A Feira trabalha a metodologia do FÓRUM SOCIAL MUNDIAL, na perspectiva de que "UM OUTRO  MUNDO É POSSÍVEL", na prática da Autogestão e na certeza de que "UMA OUTRA ECONOMIA  ACONTECE".

 

2- EQUIPES  DE SERVIÇOS:

 

 

A 17ª FEICOOP é organizada, através de UM GRANDE MUTIRÃO ARTICULADO e animado por um grande grupo de Empreendimentos Solidários, Entidades, Pastorais Sociais, Organizações Governamentais e Não Governamentais, Movimentos Populares, Associações, Organizações e pessoas comprometidas com esta luta e caminhada. Por isso foram formadas em torno de 60 Equipes de Serviços, que fazem destes Eventos um grande Mutirão. A Cooperação, Solidariedade e a sintonia do trabalho são palavras de ordem, nestes Eventos. Não há lugar para "disputa" e sim para um  trabalho comprometido e solidário, que desenvolve os processos organizativos, participativos, autogestionários  e transformadores   em  vista  do  BEM  COMUM.

 

3- NOSSO JEITO DE TROCAR E COMERCIALIZAR:

 

 

A Feira é um grande espaço construído coletivamente, por isso, o processo de troca na FEIRA, se dá de várias maneiras: através do DIÁLOGO, entre os grupos e com o público em geral; através da PARTILHA das EXPERIÊNCIAS VIVIDAS, os SONHOS e ESPERANÇAS que carregamos em nossa história. A COMERCIALIZAÇÃO DIRETA, neste espaço, é algo que acontece ao natural, o consumidor é parceiro de muitos anos, desta história.  A Feira é uma grande Festa Popular.

 

Os frutos do nosso trabalho expressam a proposta da ECONOMIA SOLIDÁRIA que vivenciamos. Neste sentido, é bom lembrar que, ao vender produto, estamos vendendo também a imagem da ECONOMIA SOLIDÁRIA, que estamos construindo coletivamente. Estamos construindo e fortalecendo  as nossas idéias e as propostas de um Novo Projeto de Sociedade. Afirmamos com convicção que uma "OUTRA ECONOMIA ACONTECE" e que "UM OUTRO MUNDO É POSSÍVEL".

 

MOEDA SOCIAL- MATE

As Trocas Solidárias – é um espaço de Economia Solidária no qual, as pessoas se organizam para trocar produtos e serviços sem utilizar dinheiro. Esse intercâmbio pode ser feito de forma direta, entre produtores e consumidores organizados. As formas são variadas, mas o essencial é que haja um espaço de cultivo de confiança, da cooperação, da solidariedade, e da transparência e a distribuição da riqueza entre todos. Assim nesta Feira existe o espaço da Trocas Solidárias, com a Moeda Social "MATE", onde todos podem participar.  É um espaço de formação e prática solidária, durante os Eventos Internacionais.                                                                    

 

4- É IMPORTANTE TER PRESENTE QUE:

 

 

4.1 - OS PRODUTOS e os STANDS, sejam bem apresentados com rótulos, observando a apresentação, qualidade dos produtos, data de vencimento, conservação, embalagem, organização e decoração da banca. Todo produto deve ter Etiqueta com procedência, data de fabricação, validade, peso, nome do grupo. No local da Feira (no caixa) há possibilidade de conseguir etiquetas e embalagens para quem precisar, POR PREÇO DE CUSTO. 

 

4.2 - OS GRUPOS EXPOSITORES DEVEM RECEBER: o público visitante, como se estivessem recebendo-os/as em sua PRÓPRIA CASA, com CARINHO, ATENÇÃO e SIMPATIA. É importante comunicar a proposta do Grupo e da Feira como um todo, uma vez que todos/as somos Co-promotores do Evento e da Ampliação da REDE DA ECONOMIA POPULAR SOLIDÁRIA e da AGROINDÚSTRIA FAMILIAR em nosso Estado, no Brasil  e nos Países do MERCOSUL e  da  AMÉRICA LATINA.

 

4.3 - OS GRUPOS EXPOSITORES: partilham sua VIDA, sua HISTÓRIA, seus OBJETIVOS e suas lutas. Para isto, é importante trazer Folders, Banners, cartões, bandeiras endereços, telefones, cartazes e identificar bem a Banca, com a história do seu Empreendimento ou Entidade. É importante trazer materiais dos seus Empreendimentos Solidários, do seu Município, Estado e País. Vamos dar visibilidade para a Economia Solidária do Brasil e do mundo.

 

5- A ORGANIZAÇÃO E O FUNCIONAMENTO DA FEIRA:

 

 

·                       Horário da Chegada dos Empreendimentos/Associações e Cooperativas que vão expôr seus produtos: Os grupos expositores deverão chegar a partir das 7h às 11h do dia 09 de Julho de 2010, na sexta-feira pela manhã para dar início a Organização dos Stands "O Grande Mutirão".

·                       No local da Feira haverá o Credenciamento para a exposição no portal de entrada da Feira, com numeração dos Empreendimentos, por Setores, Estados e Países e o encaminhamento da Hospe-dagem Solidária e Alimentação. Todos deverão passar pela recepção na chegada e fazer o credenciamento. É importante trazer uma cópia da ficha de inscrição do seu grupo.

·                       Toda Alimentação (Café, Almoço, Janta e Lanches) serão servidos no local da Feira pela Economia Solidária. É importante valorizar os Empreendimentos da Economia Solidária que vão fornecer os alimentos feitos na hora. Os lanches serão produzidos somente pelos grupos de Santa Maria – RS - BRASIL.

 

6- A ORGANIZAÇÃO dos STANDS:

 

 

·                     A Feira contará com um grande espaço de infra-estrutura. Do ano passado para cá houve uma ampliação expressiva do espaço físico, com apoio de Projetos Governamentais  do  Governo  Federal  e  Municipal.

·                     Cada Grupo terá um espaço expressivo para expôr os produtos, com Mesas.

·                     Na medida do possível, será separada a parte da Alimentação, Confecção, Artesanato e Produtos Coloniais, a Mostra de Biodiversidade, Agroindústria, Agricultura Familiar, Produtos e materiais de divulgação e as Etnias como: Povos Indígenas, Catadores/as Cultura Afro, Quilombolas, entre outros.

 

7- IDENTIFICAÇÃO DOS GRUPOS EXPOSITORES:

·                     Todas as pessoas envolvidas na FEIRA: PROMOTORES, COORDENADORES (as) das EQUIPES       DE SERVIÇOS, EXPOSITORES deverão usar o crachá de Identificação durante a Feira, que será fornecido pela COMISSÃO ORGANIZADORA na entrada, espaço de recepção. Haverá uma identificação para cada  Banca que  deverá ser colocada por todos os expositores, além do material específico do seu Empreendimento Solidário.

 

8- PROGRAMAÇÃO:

 

A FEIRA é um grande espaço de FORMAÇÃO, TROCA de idéias e experiências para as COOPERATIVAS e os EMPREENDIMENTOS SOLIDÁRIOS. Haverá uma grande variedade de debates, Vídeos, Seminários, Oficinas, atividades culturais que convidamos os grupos para participar, cuja Programação será distribuída na Recepção da FEIRA, na Entrada. Não perca estes importantes espaços de debates. Participe e receba seu Certificado, dê o seu nome na recepção. É importante retirar o Certificado ao final do Evento e ser sujeito deste processo de Formação. Haverá grandes Seminários Nacionais e Internacionais.  É importante que  os  grupos  participam.

 

Haverá uma caminhada, Ecumênica pela Paz, na tarde do dia 09/07/2010 antes da abertura da Feira.  A caminhada sairá do Centro de Santa Maria, em direção  ao  Palco  da  abertura  da  Feira. Haverá lançamento de livros, Cds, cartilhas e muitas outras atrações culturais, para as quais você pode ser um dos artistas e interagir de forma  participativa e comprometida.

 

9 - CARAVANAS: "SEJAM BEM VINDJS e BEM VINDAS, "VOCÊ FAZ A DIFERENÇA".

 

Um dos grandes destaques da Feira, além dos momentos CULTURAIS dos GRUPOS EXPOSITORES, são as CARAVANAS que vem de todos os RECANTOS do RS, de outras regiões do Brasil  e de outros Países.

 

É importante inscrever também as CARAVANAS, a fim de serem devidamente reconhecidas, acolhidas e integradas na FEIRA e na Programação. As CARAVANAS devem ser cadastradas com o de pessoas, atividades e Municípios, no espaço da Recepção Geral na Entrada da Feira. Neste espaço poderão retirar o seu material para a Feira e orientação para os espaços de Formação. Tanto as Caravanas, como os Empreendimentos que vão expôr deverão inscrever-se antes do Evento, até o dia 31/05/2010.

 

10- FICHA de AVALIAÇÃO e os 5% da Comercialização:

 

 

No Final da FEIRA, TODOS OS GRUPOS EXPOSITORES são convidados a entregar a sua  Ficha de Avaliação da Feira, com os 5% sobre o total das Vendas  na  Banca  da  Coordenação próximo a recepção  na entrada  da  Feira  cujo valor será aplicado na  despesa geral da Feira. A Alimentação e Hospedagem são por conta de cada grupo expositor, assim como as despesas de viagem. A ECONOMIA SOLIDÁRIA NÃO VENDE ESPAÇOS PARA OS EMPREENDIMENTOS SOLIDÁRIOS, mas constrói idéias e trabalha com a Partilha Solidária dos espaços. Na Coordenação haverá uma equipe responsável para este trabalho. Solicitamos que todos entreguem esta ficha de avaliação e a porcentagem de 5% sobre as vendas. Esta prática faz parte dos compromissos da Feira. A honestidade é uma característica da Economia Solidária. É importante informar corretamente o valor total das vendas, bem como a contribuição dos 5%. É importante informar, também a possibilidade de  abrir   e ampliar  novos  negócios  durante  a  Feira.

11- OS GRUPOS NÃO PODEM ESQUECER:

  

 

 

Divulgar a FEIRA na sua Cidade. (Serem Multiplicadores/as) desta proposta pelo Brasil afora e  nos outros países do MERCOSUL  e AMÉRICA LATINA.

·                     Trazer o Material de divulgação (folder, cartões, cartazes, banners, bandeiras, fotos) do seu Grupo e da sua cidade e da Economia Solidária.

·                     Material para acondicionamento, exposição, decoração, dos Produtos e da sua Banca.

·                     Relação dos Produtos que trouxerem com o peso, etiqueta e validade.

·                     Os horários combinados de chegada e descarga dos produtos.

·                     Quem não trouxer o produto embalado e pesado, deverá trazer BALANÇA.

·                     No local haverá espaço físico reservado, mesas e coberturas, com bom tamanho para a Exposição Solidária dos produtos.

·                     Os demais materiais para a Banca como: CABIDES, CARTAZES, BANNERS, FITA DUREX, CALCULADORA, EMBALAGENS, TROCO, BALANÇA, TOALHA para mesa, facas, Caneta e Papel para as anotações ficarão por conta de cada grupo.

·                     É bom prevenir-se para o FRIO, em  Santa  Maria o frio é intenso no mês de julho.

·                     Trazer CUIA, BOMBA, TÉRMICA para o Chimarrão e muita Animação. Haverá erva-mate gratuita e água quente.

·                     Trazer roupa de cama e material de uso pessoal para o alojamento solidário.

·                     Solicitamos que todos tragam seu copo ou caneca para seu uso para tomar os líquidos durante a Feira.

 

IMPORTANTE  DESTACAR: 

1.                   Cada grupo EXPOSITOR está CONVIDADO e CONVOCADO para embelezar o seu STAND de       forma criativa, atraente, acolhedora e hospitaleira, trazendo uma faixa com a Identificação do seu Grupo, Atividade, Entidade e  Município,  etc. 

2.                   Convidamos todos os representantes dos Estados e Países para que tragam as suas Bandeiras. As mesmas serão apresentadas na hora da Abertura Oficial, onde espontaneamente poderão levá-las até o palco da Feira.

 

12- HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DA FEIRA.

 

 

            O funcionamento da FEIRA para Comercialização ao Consumidor/a será da 7h30min. às 20h (Sem fechar ao Meio Dia). Durante o dia haverá as atividades de Formação, Seminários, Oficinas, Atividades Culturais e Comercialização Direta. O encerramento oficial é no domingo às 18h e contamos com sua presença até o encerramento da Feira.

 

13 - ALIMENTAÇÃO no LOCAL da FEIRA 

 

 

·                     Haverá um espaço para Alimentação Alternativa e caseira servida pela Economia Solidária e Agricultura Familiar dos Empreendimentos Solidários de Santa Maria e região central - RS.  

·                     O ALMOÇO será servido no Colégio Irmão José Otão ao lado da FEIRA. O cartão poderá ser adquirido na recepção por preço acessível. No local haverá almoços, lanches e jantares por preço acessível, oferecidos somente pelos Empreendimentos Solidários de Santa Maria/RS-BRASIL.

 

14 - AS GRANDES OPÇÕES DA FEIRA

         A Feira tem uma linha Editorial sintonizada com a proposta de Economia Solidária. Todas as atividades: culturais, oficinas e seminários tem sintonia com a proposta. No local da Feira não será comercializado refrigerantes, bebidas alcoólicas, cigarros e outros produtos químicos nocivos a saúde e ao Meio Ambiente. Os produtos deverão ser de procedência Ecológica. A água não será vendida e sim distribuída gratuitamente, pois é, "Um Patrimônio da Humanidade".  Durante a Feira haverá uma grande exposição e mostra da Biodiversidade.

 

15 - HOSPEDAGEM

a) Nos Hotéis e Casas de Eventos: Quem quiser se hospedar em hotel ou nas Casas de Eventos, poderá fazer sua reserva pelos telefones que seguem em anexo na relação de hotéis.

 

b) Hospedagem Solidária: A Hospedagem Solidária e todos os locais de hospedagens serão coordenados pela Comissão da Feira. A Hospedagem Solidária é gratuita e será liberada pela Comissão de hospedagem, na Recepção mediante cartão. Para a hospedagem Solidária é preciso que todos os que desejam este serviço, tragam colchonete, toalhas, cobertor, roupa de cama e material de uso pessoal. É fundamental que o grupo coloque na sua ficha esta observação. Na hospedagem gratuita serão fornecidas salas para dormir no chão, pois não tem cama. Cada Caravana deverá fazer sua reserva.

16 - INSCRIÇÕES

 

 

Na medida do possível fazer a inscrição dos Empreendimentos Solidários e as Caravanas via Fóruns Regionais e Entidades Parceiras e Apoiadoras, para fortalecer a forma de organização da Economia Solidária, através do Programa de Feiras. É importante que os grupos sejam de fato de Economia Solidária, Agricultura Familiar, Agroindústria Familiar e dos Movimentos Sociais, com a força norteadora da Solidariedade e Cooperação. Solicitamos que as fichas sejam preenchidas com os dados bem completos e sejam devolvidas até o dia 31 de maio de 2010, por e-mail: projeto@esperancacooesperanca.org.br, ou via correio. Para cada Empreendimento uma FICHA DE INSCRIÇÃO.  É importante informar também quantos Empreendimentos fazem parte das Redes de Economia Solidária. Fazer a listagem dos grupos que fazem parte da Rede de Economia Solidária e do seu Fórum.

 

17- ENCERRAMENTO OFICIAL DA FEIRA de 2010

Será no dia 11/07/2010 às 18 horas, com o grande Envio das CARAVANAS de todo RS, do Brasil e dos Países do MERCOSUL. Todos são convidados a participar até o final dos Eventos, pois já será lançada a Feira de 2011.  A sua presença e participação até o final do Evento é muito importante. Participe e Divulgue esta proposta na sua cidade.

 

Participe do Maior Evento do Cooperativismo Popular do BRASIL e com

ARTICULAÇÃO da ECONOMIA SOLIDÁRIA do MERCOSUL e da AMÉRICA LATINA.

 

A SUA PARTICIPAÇÃO FAZ A DIFERENÇA!

ORGANIZE A SUA CARAVANA E PARTICIPE!  BOAS VINDAS!

 

"MUITA GENTE PEQUENA, EM MUITOS LUGARES PEQUENOS,

FAZENDO COISAS PEQUENAS, MUDARÃO A FACE DA TERRA"

 (Provérbio Africano)

 

COMISSÃO ORGANIZADORA DOS EVENTOS

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz