Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

1.6.10

STJ dá vitória à Carta Capital contra Daniel Dantas | Conversa Afiada

Publicado em 31/05/2010

Um dia ele faz o caminho de volta

 

O Conversa Afiada reproduz texto do site Última Instância:


Com decisão do STJ, CartaCapital não deve indenizar Daniel Dantas


O STJ (Superior Tribunal de Justiça) rejeitou recurso impetrado pelo banqueiro Daniel Dantas, por meio do qual ele pedia que a revista CartaCapital o indenizasse por danos morais. De acordo com o entendimento do relator, ministro Massami Uyeda, o pedido exige o reexame de provas, prática proibida ao STJ, conforme determina a Súmula 7 do tribunal.

Na ação, o empresário alegou que na edição 275, de janeiro de 2004, a revista o acusou de chantagear o então governo do presidente Fernando Henrique Cardoso.

Segundo informações do STJ, Dantas afirmou que o texto foi ofensivo por dizer que ele fazia manobras como modo de vida e o editorial ultrapassou os limites do direito de informar o público e de exercer a crítica política.

CartaCapital argumentou que o texto não possui caráter ofensivo e que está dentro dos limites do direito de opinião. Para a revista, a crítica do editorial estava voltada para o modelo econômico e financeiro adotado pelo governo FHC e é neste contexto que a expressão "manobra" foi utilizada.

Em primeira instância e depois no TJ-SP, a decisão foi julgada improcedente. O tribunal entendeu que a matéria tratou de assunto de conhecimento público, no caso, a disputa pelo controle da Brasil Telecom. Para o TJ, não houve abuso nas expressões usadas pela revista e nem o intuito de atingir a imagem e a honra do empresário. Segundo o tribunal paulista, as palavras devem ser vistas como ilustrações das medidas tomadas pelo banqueiro na disputa pelo controle da companhia de telefonia.

Insatisfeito com a decisão, Dantas recorreu e levou o processo ao STJ.

 

Em tempo: até agora, Daniel Dantas não ganhou uma contra a Carta. PHA

http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2010/05/31/stj-da-vitoria-a-carta-capital-contra-daniel-dantas/

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz