Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

11.2.10

dinheiro da Saúde é aplicado no mercado financeiro, prejudicando usuários do SUS

Marco Weissheimer Rotating Header Image

Déficit zero: dinheiro da Saúde é aplicado no mercado financeiro, prejudicando usuários do SUS

Entre 2006 e 2009 (governos Germano Rigotto e Yeda Crusius), recursos repassados pelo Ministério da Saúde para a Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul foram aplicados no mercado financeiro em prejuízo da oferta e ações de serviços de saúde para a população. Em 30 de junho de 2009, a Secretaria tinha R$ 164,7 milhões rendendo juros e correção monetária e prejudicando gravemente os usuários do Sistema Único de Saúde no Estado. As informações fazem parte do relatório n° 8236 do Departamento Nacional de Auditoria do SUS/Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, do final de janeiro deste ano. A página 28 do relatório denuncia o prejuízo causado à população pela decisão de aplicar os recursos no mercado financeiro.

A primeira parte do relatório, referente aos anos de 2006 e 2007, também aponta o descumprimento da Emenda Constitucional 29 pelo governo gaúcho. O Conselho Estadual de Saúde (CES) vem denunciando, desde 2003, o descumprimento dessa emenda que estabelece os recursos mínimos constitucionais a serem aplicados na saúde. O RS é hoje o Estado que menos investe em ações e serviços de saúde no Brasil, segundo o Sistema de Informação em Orçamento Público de Saúde (SIOPS).

O presidente do Conselho, Carlos Alberto Ebeling Duarte, pediu ontem (10) às Comissões de Serviço Público e de Saúde da Assembleia Legislativa, a realização de audiências públicas para debater o relatório da Auditoria do Ministério da Saúde sobre a Gestão do SUS pela Secretaria Estadual de Saúde. Além disso, solicitou manifestação do Tribunal de Contas do Estado e dos Ministérios Públicos estadual e federal. O Conselho criticou a posição do governo estadual de não receber os auditores do SUS e de não repassar informações e documentos necessários para que o trabalho dos técnicos do Ministério fosse realizado.

Em razão destes fatos, o CES alterou a pauta de sua plenária extraordinária do dia 25 de fevereiro para incluir o tema da auditoria. A reunião ocorrerá das 9h às 12h no auditório da sede do Conselho, na Avenida Borges de Medeiros, 1501 20º andar - Centro Administrativo.

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz