Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

23.2.10

AUMENTO ABUSIVO DA TAXA DA ÁGUA

 
Explicações do diretor do SAMAE não convencem a bancada do PT
 
Vereadores levarão ao Ministério Público Estadual e Tribunal de Contas do Estado argumentos para reversão do aumento da taxa de água.


Segundo a bancada petista, o diretor geral do SAMAE, Marcus Vinícius Caberlon, não conseguiu explicar o que a autarquia está fazendo com relação às perdas de água tratada e não faturada., que ultrapassam os 60%. Se isto tivesse sido atacado, certamente o reajuste abusivo de 21,42% não seria necessário e sobrariam recursos para as contrapartidas aos financiamentos de obras alegados para o aumento.
 
Ainda segundo o PT, o diretor também não explicou que, de 2005 a 2010, as tarifas de água e esgoto aumentaram 69,41%, enquanto os principais componentes de custos energia elétrica e os reajustes com pessoal subiram 49% e 37%, respectivamente, no mesmo período.
 
Caberlon disse que financiou, com os recursos da taxa de água, drenagens e compra de maquinário, como retroescavadeira e caminhões, o que é competência da Secretaria de Obras, bem como cercamentos nas represas e no Mato Sartori também tem onerado a taxa de água. Terceirizações na fiscalização de áreas da autarquia, manutenção de redes, antes feitas por servidores, é mais um exemplo da má gestão do SAMAE, que gasta mais do que arrecada. Só na área de informática os valores pagos triplicaram nos dois últimos anos.
 
O Diretor disse ainda que gastos com publicidade na Festa da Uva estavam previstos no orçamento, o que, segundo a bancada, é algo caberia às Secretarias de Turismo e Cultura.
 
O Partido dos Trabalhadores e os Movimentos Sociais não se furtarão à mobilização para reverter o aumento abusivo. Para tanto, serão recolhidas assinaturas da população, que serão encaminhadas ao Ministério Público Estadual e Tribunal de Contas do Estado.
 
Segue link para assinatura digital: http://www.petitiononline.com/agua2010/.

Bancada do PT na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz