Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

3.2.10

Boletim ABDA - Incra reúne especialistas para discutir Reforma Agrária, Direito e Justiça

 

 

    Brasil, 03 de fevereiro de 2010
 
Incra reúne especialistas para discutir Reforma Agrária, Direito e Justiça
 [Reforma Agraria - CANAL DO EDUCADOR[1].jpg]
O Incra inaugura nesta quarta-feira (03/02/2010), às 15 horas, em Brasília, a primeira reunião do Fórum de debates criado para discutir a execução da reforma agrária em seus aspectos jurídicos. "A efetivação da reforma agrária passa pelas decisões judiciais e pelo julgamento rápido de processos, por isso o papel do Direito e da Justiça neste contexto é fundamental", resume a procuradora-geral da autarquia, Gilda Diniz dos Santos. O evento será realizado na sede nacional do Incra e contará com a participação do presidente do instituto, Rolf Hackbart.

O Fórum é composto por 21 especialistas no tema, como técnicos, procuradores federais e juízes (confira a lista abaixo). Os membros foram convidados a partir da experiência acumulada de cada um com o tema do Direito Agrário e os desafios jurídicos da reforma agrária. Entre eles estão o ouvidor agrário nacional, desembargador Gercino José da Silva, o juiz Marcelo Berthe, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a presidente da Associação Brasileira de Direito Agrário (ABDA), Maria Célia dos Reis.

Serão discutidos três temas principais ao longo dos próximos cinco meses: regularização fundiária de comunidades quilombolas, processos de desapropriação de terras parados na Justiça e gestão ambiental dos assentamentos da reforma agrária.

A metodologia do Fórum se bifurca em debates e produção teórica sobre os temas em pauta. Os encontros serão periódicos, com intervalos de 45 dias. "Ao final, pretendemos ter em mãos instrumentos que melhorem a atuação do poder público e dêem mais consistência jurídica ao exercício das principais funções do Incra", adianta a procuradora-geral.

Serviço:
Reunião Inaugural do Fórum Incra 40 anos: Reforma Agrária, Direito e Justiça
Local:
Incra (sede nacional) – Edifício Palácio do Desenvolvimento, Setor Bancário Norte, Quadra 1, Bloco D, 18º andar – Brasília (DF)
Data: quarta-feira, 03 de fevereiro de 2010
Horário: 15 horas

Membros do Fórum Incra 40 anos: Reforma Agrária, Direito e Justiça

Sebastião Azevedo – ex-procurador chefe e ex-presidente do Incra
Isabela Lemos – ex-procuradora chefe do Incra
Valdez Adriani – ex-procurador chefe do Incra
Carlos Marés – ex-procurador chefe do Incra
Amélia Caracas – ex-subprocuradora chefe do Incra
Célia Cavalcante – ex-subprocuradora chefe do Incra 
Maria Célia do Reis – presidente da Associação Brasileira de Direito Agrário (ABDA)
Marcelo Martins Berthe – juiz Auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e coordenador do Fórum para Monitoramento e Resolução de Conflitos Fundiários do CNJ
André Dantas – consultor jurídico do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA)
Marcela Albuquerque – ex-consultora jurídica do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA)
Juvelino Ney Strozake – representante da Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares (Renaap)
Alcir Gursen de Miranda – juiz de Direito em Roraima e presidente da Academia de Letras Agrárias
Gilmar Amaral – diretor presidente da Associação Nacional dos Engenheiros Agrônomos do Incra (Assinagro)
Geisa Oliveira – procuradora regional da SR 12/ MA (Incra / MA)
André Luiz Vieira Duarte Silva – procurador regional da SR 11/ RS (Incra / RS)
Carlos Valadares – procurador regional da SR 05/ BA (Incra / BA)
Junior Divino Fidelis – procurador regional da SR 26 / TO (Incra / TO)
John Ericsson Formiga Cartaxo – procurador regional da SR-29 / MSF (Incra / Médio São Francisco – PE) 
Maria Cecília Ladeira de Almeida – procuradora regional da SR 08 / SP (Incra / São Paulo)
Silvia Teresa Menezes – procuradora regional da SR 25 / RR (Incra / RR)
Gercino José da Silva – Ouvidor Agrário Nacional

Fonte: Incra, 29/01/2010.

Acordo reforça ações de regularização fundiária no Pará

Acordo reforça ações de regularização fundiária no Pará

A regularização fundiária no estado do Pará recebeu um reforço na terça-feira, 26/01/2010, com a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Advocacia-Geral da União e Governo do Estado, Tribunal de Justiça e Instituto de Terras do Pará (Iterpa) para modernizar todos os cartórios de registro de imóveis no estado.

A parceria vai permitir a modernização dos registros de 98 cartórios. Isso significa a restauração de documentos danificados, digitalização de todas as folhas dos livros, criação de índices para consulta e instalação de sistemas de informática que garantam a padronização, segurança e confiabilidade dos procedimentos imobiliários.

A construção desta parceria começou a ser desenhada no início do Terra Legal, programa de regularização fundiária na Amazônia, coordenado pelo MDA. "O que vimos no início da aplicação desse programa foi que era necessário avançar e avançar muito na documentação já existente, seja no Incra, no Instituto de Terra ou nos cartórios. Com isso, o Terra Legal vai trabalhar com segurança jurídica",  explicou o Ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel. O MDA já aplicou R$ 8,5 milhões para modernizar os cartórios, o que vai fortalecer as ações do Terra Legal. A partir desse Acordo, os títulos entregues pelo programa no Pará serão registrados gratuitamente nos cartórios.  "Vamos transformar um espaço de conflito em um lugar de paz e produção".
 
"Decidimos enfrentar a regularização fundiária, ambiental e o ordenamento territorial do Pará", disse a governadora do estado, Ana Julia Carepa. "Este passo vai dar mais tranquilidade jurídica para promover a paz no campo. Esta parceria reforça a opinião que o poder público sozinho não vai resolver a questão fundiária".
 
O presidente do Tribunal de Justiça do Pará, Rômulo Nunes, afirmou que o Acordo vai ajudar a equacionar o problema fundiário no estado. "O Pará sofre com o estigma de campeão de fraudes imobiliárias e conflitos fundiários, mas vamos poder dizer em breve que não temos mais problemas de terras".
 
O Tribunal de Justiça e o CNJ irão fiscalizar todos os passos da ação e juntamente com o MDA preparam o cronograma de operação. O presidente do CNJ, Gilmar Mendes, disse que esta ação é prioridade para sanar o quadro endêmico de fraudes no Estado, o que vai ajudar a reduzir os conflitos fundiários. "Em 2009, decidimos que o Judiciário deveria se debruçar sobre o tema dos conflitos rurais e urbanos e o modelo que estamos construindo no Pará vai servir de exemplo para toda a Amazônia". Fonte: MDA, 26/01/2010.
 
 

  Função social fundamenta reforma agrária, diz desembargador  

Pochmann: Reforma Agrária é estratégica para desenvolvimento

Ouvidoria Agrária e INCRA fortalecem Defensorias Agrárias do Pará

 Amazônia perdeu 247 km² de floresta em dois meses

 

 

 

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz